Filosofia

Páginas: 73 (18001 palabras) Publicado: 10 de septiembre de 2012
Início
Educar a liberdade
* o que é a moral
* egoísmo e dever
* o valor da consciência
* a fraqueza humana
* o uso da liberdade
* atitudes fundamentais
* respeitar as coisas
* o próximo
* transmitir a vida
* vivemos em sociedade
* amor a deus
* a moral cristã
* o acontecimento de cristo
* a igreja
* viver como filhos de deus
*  * fonte
* ligações

A moral e a felicidade
Costumamos ter uma ideia bastante vaga do que vem a ser a "moral". A uns parece um jogo de prémios e de castigos, a outros um conjunto de regras e proibições, ou ainda uma questão de bons sentimentos. Mas a moral é, numa frase feliz de Sto. Agostinho, "a arte de conduzir a vida". É a arte de viver bem, de viver como deve viver um ser humano paraser verdadeiramente feliz.
A partir daqui, pode-se refletir sobre a dimensão moral que têm todos os aspectos da vida: relacionamento com Deus, com os outros e com as coisas que nos rodeiam; como conjugar os bens que nos atraem e os deveres que nos chamam; as fraquezas e os heroísmos de que somos capazes.

1. EDUCAR A LIBERDADE
educar a liberdade
1. o que é a moral
2. egoísmo e dever3. o valor da consciência
4. a fraqueza humana
5. o uso da liberdade

1.1.O que é e não é a moral
 
O que não é a Moral
O que é a Moral
A Moral como Arte
A Moral cristã

1.1.1.O que não é a Moral
Estamos habituados a falar continuamente de moral. É fácil, porque todos temos alguma coisa a dizer, mas é difícil conseguir que os outros nos escutem e concordem conosco. Cada umtem a sua opinião. Nisto parece-se mais com a Arte do que com a Ciência.
Além disso, a Moral parece mudar com as culturas e com as épocas. Fala-se de "moral ultrapassada". Para muitas pessoas a moral "tradicional" consiste num conjunto de regras fixas, mais ou menos "impostas", deixando as pessoas "reprimidas", etc.
Daí, parece que, ao caírem as "proibições", e ao vermos que o mundo continua,alcançamos um grande progresso. O único princípio moral que resta é o da boa intenção. Se existe boa intenção, isso basta.
Além disso, o que cada um queira fazer com a sua vida, é um assunto privado, desde que não incomode os outros. Se há conflito de direitos, aí está o Estado, para garantir um certo equilíbrio.
No entanto, existem coisas que, à primeira vista, parecem ser más para todos,independentemente da intenção: matar uma criança, bater num idoso, maltratar um animal, contaminar um rio. Seria, no entanto, complicado justificá-lo. Quando muito chegar-se-ia a um raciocínio do género: se todos o fizessem, a convivência tornar-se-ia insuportável. Mas, por exemplo, se a "mim me apetece bater num cachorro" e não incomodo ninguém… E se só maltratar "um pouco"?
Numa palavra, por estecaminho, o único que poderíamos dizer é que a moral consiste num conjunto mínimo de normas combinadas para tornar possível a convivência humana.
1.1.2.O que é a Moral
Na realidade, a moral tem muito pouco a ver com tudo isso. Se tivéssemos que dar uma definição simples do que é a moral, poderíamos dizer que é a arte de viver.
Arte: conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos, experiências ehabilidades. Todos estes elementos são necessários.
A moral é a arte de viver bem, viver como é próprio de um ser humano.
Os animais vivem espontaneamente, aparte algumas estratégias para conseguir comida, por exemplo, ninguém os ensina. Bastam-lhe os instintos.
Mas o homem é um ser livre. Precisa de saber muitas coisas que os animais conhecem por instinto e muitas outras que os animais simplesmentenão conhecem. Precisa de ser educado para viver como homem. O recém-nascido nem sequer é capaz de buscar o alimento que precisa. Nos primeiros meses é preciso fazer-lhe tudo e, mais tarde, ensinar-lhe tudo.
Além disso, tem de aprender o que é próprio do homem: falar, escrever, relacionar-se, portar-se bem em público, etc. Se não for educado, não desenvolve as suas capacidades que lhe vêm da sua...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • filosofia de la filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • La Filosofía
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS