Gestión De Instituciones De Adultos

Páginas: 13 (3026 palabras) Publicado: 11 de marzo de 2013
[pic]


Universidad del Salvador

Instituto de Educación

Maestría en Educación

Asignatura:




GESTIÓN DE INSTITUCIONES DE ADULTOS




Alumna


Martha Maria de Oliveira Silva Lopes



Año:
2011








Seminário: Gestión de Procesos de Aprendizaje en Instituciones



Examen Final Ciclo 2011



1.- Desde una perspectiva sociológica desarrolle lascaracterísticas centrales que diferencian a la educación de adultos de la educación de niños en la actualidad.

Para responder esta pregunta usted deberá realizar un análisis crítico de las posiciones de Jarvis. Dicho análisis lo podrá hacer (a) a partir de los planteos expuestos en los textos de Hunter y Larrosa, o (b) utilizando los argumentos presentados en los textos de Bernstein y Cabo.

Aeducação de adultos atravessou vários obstáculos e tornou-se o caminho para enfrentar a atual sociedade do conhecimento e da informação. Em geral é atualmente apresentada para o adulto se autopreparar em áreas diferentes conforme as qualidades requeridas nas áreas da família, ambiente familiar, comunidade dos cidadãos, tão longe quanto o permitam as suas qualificações, em todos os aspectospsicológicos, intelectuais, econômicos, sociais e culturais. Além disso, a educação de adultos está inserida em um sistema educativo que tem como objetivo, para além da educação básica legal, dar a possibilidade de um crescimento ao longo da vida as pessoas, como um ser humano individual e social, aprendendo através do trabalho ou do lazer.

Jarvis nos fala da importância da análise de demanda e danecessidade do individuo que deve se formar, garantindo que essas necessidades são objetivas e ideológicas e, além disso, pode ser importante verificar quem reconhece quem examina e como satisfazer essa necessidade. A educação de adultos vem adquirindo o aval das pessoas que estão no processo, reduzindo as tensões sociais, e instalando uma dinâmica cultural e social e tornando a vida mais tranquila emgeral. Entretanto a política educativa e a educação contínua sacrificaram a sua própria identidade e terminologia, para serem integrados numa política de desenvolvimento determinada pela economia.

A educação contínua seguramente está sendo vista como um fator determinante das vantagens e desvantagens de uma região particular. Em países desenvolvidos este pensamento conjuga também a idéia deque “nem só de pão vive o homem” sendo que em outras regiões a formação contínua é considerada como um recurso de criação de mão - de- obra qualificada. Nesse sentido as qualificações não criam novos empregos, entretanto sugerem a sua existência e, além disso, vai continuar com as barreiras situacional, institucional e disposicional. “A idade es uma barrera a la participacion de educacion, a pesarde todos los esfuerzos que se realizan para proporcionar a las personas de más idad.Se eses esfuerzos cambiarán o no, se verá e el futuro.( JARVIS pág 245)

Atualmente vêm sendo criados novos programas para aprendizagem de adultos introduzidos na política de desenvolvimento humano, no Brasil, por exemplo, foi criado o PROEJA, (Programa de Educação Profissional Técnica Integrado ao EnsinoMédio). Observa se, portanto que os que participam desse programa são “los adultos que poseen má vantajas enquanto antecedentes educativos, status ocupacional e ingresos familiares.. y lo que están capacitados para aprovechar esa oferta educativa són los ya favorecidos. ( JARVIS, pág 246)

Observa-se ainda, que a educação infantil, até hoje, além de continuar com as raízes históricas de temposanteriores, segue ainda com o predomínio de educar partindo dos ensinamentos transmitidos pelos adultos. Nesse contexto a educação infantil é muito bem conceituada por muitos teóricos ao afirmar a educação como fator social, onde uma sociedade transmite suas experiências através de gerações em gerações, fazendo perpetuar sua continuidade histórica. Nesse sentido, as escolas de educação infantil...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Los modelos de gestion en las instituciones educativas
  • organizacion y gestion de las instituciones
  • Planificacion De Gestion En Instituciones Infantiles
  • GESTION DE LA TECNOLOGÍA EN INSTITUCIONES EDUCATIVAS
  • en la gestión de instituciones educativas
  • Cuestionario Planeación Y Gestión De Instituciones Educativas
  • Gestion de proyectos y su relación con las instituciones educativas
  • Instituciones protectoras de los adultos mayores

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS