Gil vicente, samir savon e a intertextualidade

Páginas: 10 (2277 palabras) Publicado: 11 de noviembre de 2011
Intertextualidade é a relação, implícita ou explícita, estabelecida entre textos, que exerce grande influência sobre a produção e compreensão dos mesmos. Como é possível notar, o significado já está expresso na própria constituição da palavra. Para perceber esse diálogo entre textos, é necessário que o leitor possua um conjunto de saberes e deve existir um conhecimento de mundo comum ao autor eao leitor do texto para que este último possa identificar referências, alusões e citações por meio das quais esses textos interagem. Duas formas comuns de intertextualidade são a paródia, recriação de um texto (geralmente conhecido) através da contestação, ironia, zombaria, crítica, sátira, ou humor e a paráfrase, desenvolvimento de um texto sem alteração das ideias originais.
Algumas vezes, asreferências a outros textos, obras ou trechos são facilmente identificáveis, outras vezes elas são muito sutis. A intertextualidade pode estar relacionada ao conteúdo ou ao caráter formal. No primeiro caso, utilizam-se os mesmos temas ou assuntos de um determinado texto. No segundo, imita-se o estilo, a linguagem de um autor ou obra. Intertextualidade é também a possibilidade de criar um texto apartir de outros textos. Tais processos ilustram bem o ofício de samiR savoN.
A palavra que dá título a sua obra significa, de acordo com o dicionário Aurélio: “1. Antigo material de escrita, principalmente o pergaminho, usado em razão de sua escassez ou alto preço, duas ou três vezes (duplo palimpsesto), mediante raspagem do texto anterior. 2. Manuscrito sob cujo texto se descobre (...) a escritaou escritas anteriores.” O termo é de origem grega: do grego antigo παλίμψηστος, ou seja, “riscar de novo” (πάλιν, “de novo” e ψάω, “riscar”). A noção de palimpsesto e a intertextualidade se relacionam, já que para efetuar uma produção intertextual é necessário selecionar e reelaborar, valendo-se de originalidade, elementos de um ou alguns documentos escritos. Em Palimpsestos – Uma históriaintertextual da literatura portuguesa, essa relação fica clara: nos poemas de samiR savoN é possível verificar uma série de referências a autores célebres da literatura portuguesa. Há uma reformulação dos poemas essenciais desses escritores, mantendo-se a temática, a estrutura e o estilo originais.
Em Palimpsestos, samiR savoN é apresentado como “reinventor de Proteu a Diderot”. Proteu é um personagemda mitologia grega, filho de Oceano e Tétis, que possuía o dom de prever o futuro e que, para escapar de certas situações, mudava de forma, podendo transformar-se em leões, serpentes, árvores ou fogo. Denis Diderot foi um dos mais importantes filósofos franceses, responsável por organizar a Enciclopédia, reflexo da ideologia iluminista oitocentista. Em Paradoxo sobre o comediante (1979), eleanalisa a função do ator (ou comediante), afirmando que um bom ator deve suprimir sua sensibilidade, adquirindo estabilidade e aprofundando-se no comportamento de seus personagens, de modo que seja capaz de interpretar qualquer papel. A ilusão deve existir, mas somente para os espectadores. Um ator que se deixa influenciar por suas paixões, segundo ele, não consegue representar adequadamente o mesmopapel muitas vezes ou então papéis muito diferentes, como se constata nas seguintes observações: “(...) o comediante que representar com reflexão, com estudo da natureza humana, com imitação constante segundo algum modelo ideal, com imaginação, com memória, será um e o mesmo em todas as representações, sempre igualmente perfeito: tudo foi medido, combinado, apreendido, ordenado em sua cabeça; não háem sua declamação nem monotonia, nem dissonância” e “(...) o verídico e o honesto exercem tamanho ascendente sobre nós que, se a obra de um poeta oferecer as duas características e o autor tiver talento, seu triunfo estará mais do que assegurado. (...)”.
SamiR savoN é associado a Proteu, porque que se metamorfoseia nos autores da literatura portuguesa, recriando as obras de tais escritores. Sua...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Biografia de gil vicente
  • Gil Vicente
  • Biografia De Gil Vicente
  • Gila
  • Gilo
  • gilo
  • gilo
  • Gil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS