Historia del capoeira

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1123 palabras )
  • Descarga(s) : 7
  • Publicado : 3 de agosto de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
História

A capoeira surgio faz muitos ânus como uma tentativa de revolucion dos negros escravos em frente ao controle da colónia portuguesa em brasil, as tecnicas começaram a se formar possível mente desde terra africana, e depois se termino de organizar em brasil. A guarda esclavista ténia proibido aos negros ejercitarse de uma forma diferente a qualquer trabalho forçado, mas não sepreocuparam em intervir seus rituales culturais. Foi asi como criaram o misturar entre a dança e a musica, e como o passaram de um camarada a outro.

O jogo

Existem historiadores que afirmam que na Capoeira, se encontram movimentos que refletem a alguns animais da selva. Como o jaguar, por sua maneira cautelosa e ao mesmo tempo explosiva de atacar; a aranha, por sua maneira de entrelazar sua presa,por todos lados; o macaco, com seus saltos e cabriolas e a zorra, por suas astutas técnicas de enganar ao inimigo. Em todo caso, o escravo que escapava à selva, estava encadeado e tinha que se defender dos «Capitães do mato» (caçadores de escravos) como pudesse. Aplicava golpes com a cabeça, os codos, os joelhos, girando, saltando ou rodando pelo solo.

A capoeira como arte marcial destacasobretudo pela macieza e amplitude de seus movimentos, que em sua maioria descrevem trajectórias circulares.

Capoeira não se centra em ferir ao oponente. Mais bem, enfatiza a destreza. Os capoeiristas com freqüência preferem mostrar o movimento sem completá-lo, impondo seu superioridad na roda. Se o oponente não pode esquivar um movimento lento, não há razão para usar um mais rápido. A cada ataque queentra, dá aos participantes a oportunidade de praticar uma técnica de evasão.

Roda de Capoeira

Desde sempre, a capoeira se pratica em rodas, que são por assim o dizer "lutas amistosas sem contacto", ainda que não sempre tem de ser assim. Os praticantes formam um círculo fechado formado por capoeiristas e músicos, que levam o ritmo e intensidade do "jogo" onde se mostra a maña. Na roda há 2capoeristas num momento determinado: dois capoeiristas jogando e o resto em espera de substituir a um destes dois anteriores. Durante a roda, os capoeiristas que observam o jogo se limitam a cantar e tocar as palmas para dar maior energia à mesma. Cabe assinalar que sempre ao entrar ao jogo um deve estar colocado aos pés do berimbao. O tamanho mínimo da roda é um círculo de uns 3 metros dediámetro. Ainda que normalmente são maiores, chegando a atingir os 10 metros. O ritmo tocado com o berimbau assinala a velocidade do jogo na roda.

Normalmente não se dão golpes mas se fingem ou mostram, ainda que depende directamente do ritmo que levem os berimbaus. Em alguns ritmos os golpes marcam-se mas não se completam enquanto em outros está permitido o contacto e os jogadores podem se tocar, segolpear e se derrubar, chegando em ocasiões a jogos bastante violentos. Os 'jogos' lentos são mais suaves, menos impressionantes para os espectadores ocasionas. A música rápida permite cobrar impulso circular, o que é a finque para ganhar ar na roda.

Note-se, no entanto, que é o toque específico interpretado pelo berimbau, sem importar sua velocidade, o que dita o tipo de 'jogo'.

AtaquesOs ataques principais em Capoeira são as patadas, varridos, e golpes com a cabeça. Algumas escolas também ensinam puñetazos mas não é muito comum. Especulou-se que estes movimentos têm sua origem na luta de escravos esposados contra seus guardas mas é bastante improvável já que os escravos estavam com freqüência sujeitos pelos pés e/ou o pescoço. Outra explicação mais plausible para o uso primariodos pés é a crença comum no Oeste Africano de que as mãos se usam para criar e os pés para destruir.

Os golpes com o codo usam-se habitualmente em lugar dos puñetazos. Cabeçada ou os cabezazos são comuns ao igual que ocorre em muitas artes de luta da Diaspora Africana. Os rodillazos vêem-se algumas vezes. Assim mesmo a Capoeira usa movimentos acrobáticos e atléticos para maniobrar ao redor...
tracking img