Liberdade, ela existe

Páginas: 8 (1993 palabras) Publicado: 30 de marzo de 2012
LIBERDADE: ELA EXISTE?
7.º ano
Miriam Cristiane Teixeira de Oliveira

Camila tem 15 anos. Seus cabelos longos e escorridos estão pintados de vermelho e suas roupas são escuras, a camiseta preta tem uma foto dos Ramones. Como sua turma, curte um bom rock, puxado para hardcore. Pretende sair com os amigos para um show, mas o pai não deixa. Ela re revolta, briga, xinga o pai, chora e dedescabela. Mas não adianta; esse show, para ela, já era.
Chorando e xingando num canto, Camila pensa em como seria bom se ninguém mandasse em sua vida, se ela fosse livre...

Quantas vezes você já se viu em situação do conflito com seus pais ou familiares por querer fazer alguma coisa e eles não permitirem? Situações como essa já levaram você a pensar sobre a liberdade, suas características econsequências, além de apenas desejá-la ou lamentar não possuí-la?
Um clássico da literatura juvenil de aventura, O Conde de Montecristo, foi adaptado para o cinema, resultando num belo filme, como uma passagem interessante. Um velho monge, prisioneiro há vários anos em uma masmorra passa bastante tempo cavando um túnel, esperando sair da cela e encontrar a liberdade.
Quando o túnel finalmenteencontra um fim, vê-se não fora da prisão, mas na cela de outro homem. Exclama, então, cheio de tristeza: “Gastei cinco anos de minha vida em busca da liberdade, e tudo o que encontrei foi a cela de outro homem!”
A cena descrita é reveladora, pois mostra que a busca da liberdade, mesmo quando colocamos nela todas as nossas forças, mesmo quando fazemos dela nosso único projeto de vida, o verdadeirosentido da existência pode resultar apenas na constatação da prisão do outro, isto é, na falta de liberdade de todos, sofrida não apenas por nós, mas também por aqueles que nos rodeiam.
Cecília Meireles, concluindo um poema que escreveu em homenagem à Inconfidência Mineira, primeiro movimento político-social a tentar construir a independência do Brasil, escreveu os seguintes versos:
Liberdade -essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique,
E ninguém que não entenda!
Cecília Meireles. Romanceiro da Inconfidência.
A filosofia, como ferramenta de pensamento, pode nos auxiliar a entender melhor a liberdade, e mesmo a tentar explicá-la.

LIBERDADE VERSUS DETERMINISMO

Se falamos em liberdade, é porqe conhecemos e experimentamos o seu oposto, a falta deliberdade. Imagine que fôssemos todos sempre e absolutamente capazes de fazer o que quiséssemos, sem nada nem ninguém para impedir: viveríamos a plena liberdade e Provavelmente, nem pensaríamos nela. É porque sentimos sua falta que ela se torna para nós um tema importante.
Mas será que o ser humano de fato livre? Ao longo dos milênios de nossa história, a cultura (religiões, filosofias, ciências eoutros saberes) se encarregou de tentar explicar isso. As mais diversas teorias podem ser classificadas em dois grandes grupos. Um deles afirma a liberdade; outro afira o determinismo.
Você acredita em destino? Já ouviu dizer que sua vida já está toda escrita, mesmo antes do seu nascimento? Se acredita nisso, você é um partidário do determinismo, que afirma que tudo o que fazemos já foideterminado por algo ou alguém.
Algumas religiões afirmam que o ser humano apenas faz o que já havia sido determinado por Deus ou pelos deuses; os gregos antigos acreditavam que as Moiras, três divindades irmãs, teciam os fios da vida dos mortais determinado suas ações.
No cristianismo, temos duas posições distintas; acredita-se que Deus, ao criar o homem, dotou-o do livre-arbítrio, a capacidade deescolher entre o bem e o mal. Não existe, pois, o destino: em nossa vida, escolhemos o caminho a seguir – o que leva ao paraíso ou que leva ao inferno. Mas por outro lado, os calvinistas acreditam na predestinação, segundo a qual a vida de cada um já está determinado por Deus.
Nos dias de hoje, anda muito na moda o esoterismo, que é em geral, uma forma de determinismo. Se você gosta de ler...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • ELA
  • tu no existes
  • Existen
  • Tu no existes
  • Existos
  • existe
  • No existe
  • Por que existo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS