Mediação

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 12 (2816 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
CAROLINE VASQUES DE MORAES

JUSTIÇA COMUNITÁRIA E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO

Porto Alegre

2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO de Psicologia
Departamento de PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL CURSO DE Licenciatura em psicologia
PSICOLOGIA DoCência

CAROLINE VASQUES DE MORAES

Profa. Mara Lúcia Carneiro

PORTO ALEGRE
2012

RESUMO

O presente trabalho éum relato da experiência da atuação do psicólogo professor de psicologia dentro de um núcleo de justiça comunitária, avaliando de forma crítica o processo de capacitação continuada, bem como desafios e potenciais contribuições deste tipo de atuação. O projeto Justiça comunitária consiste na capacitação e formação de agentes de mediação, sendo estes membros da comunidade em questão. Estes agentespassam, a desenvolver três tarefas básicas; educação para os diretos, animação de redes, e por fim a realização da mediação. Para isso, os agentes recebem a capacitação do núcleo de justiça comunitária, composto de uma tríade de profissionais, sendo eles; um assistente social, um advogado e um psicólogo.
Com uma breve explanação pretendo elucidar o meu ponto de vista como professor de psicologia,acerca do processo de formação destes agentes. Visando elucidar o quão, o trabalho é valorativo e necessário para que se alcance a autonomia e o empoderamento desta população, proporcionado assim uma dimensão mais crítica e cidadã. Este trabalho se justificativa , pois mostra o papel do licenciado em psicologia enquanto um agente da política pública, além de elucidar a importância e complexidadedo papel do professor de psicologia , em um âmbito não convencional de educação, voltada a adultos

Palavras-chave: psicologia, justiça comunitária, licenciatura

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário


INTRODUÇÃO
A proposta do projeto Justiça Comunitária consiste na capacitação e formação de agentes comunitários de justiça e cidadania; tambémchamados agentes de mediação; sendo estes membros de comunidades carentes e com altos índices de violência (Ministério da Justiça, 2005). Os agentes comunitários recebem a capacitação do núcleo de justiça comunitária, composto de uma tríade de profissionais, sendo eles; um assistente social, um advogado e um psicólogo. Segundo Leite (2007) uma das temáticas propostas para o psicólogo licenciadoseria o desenvolvimento de uma postura crítica, a partir das relações sociais vivenciadas em cada cultura. Portanto o conhecimento do psicólogo licenciado pode ser utilizado no sentido de facilitar no processo de análise e de discussão dos fatores e condições, que de alguma forma interferem e relacionam-se com a vida dos seus alunos, desenvolvendo por tanto seu comportamento expresso, quanto a suadimensão subjetiva. A capacitação também visa trazer o desenvolvimento local; que é composto principalmente dos processos educativos, incluindo os processos formais, não formais e informais (Santos 1990). Sendo assim, o professor de psicologia enquanto membro da equipe de um núcleo de justiça comunitária tem como papel, facilitar a capacidade dos agentes comunitários de mediar conflitos.
O objetivogeral deste estudo é relatar as atuações do psicólogo professor de psicologia dentro de um núcleo de justiça comunitária, avaliando de forma crítica o processo de capacitação continuada, bem como desafios e potenciais contribuições deste tipo de atuação.
O presente estudo se justifica primeiramente por tratar-se da produção de conhecimento a respeito de um projeto governamental, portanto umapolítica pública. A Justiça Comunitária é uma iniciativa pioneira promovida pelo gabinete do Ministro da Justiça que articula as políticas de segurança pública com atividades sociais, ações preventivas e procurando atingir as causas que levam á violência. Outra justificativa é o papel do licenciado em psicologia enquanto um agente da política pública.

O QUE O PSICÓLOGO FAZ EM UM NÚCLEO DE...
tracking img