Padre, ouvinte da palavra

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (454 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de enero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
O PADRE, OUVINTE DA PALAVRA
Descobrir a Palavra como fonte de espiritualidade é tornarmo-nos, antes de mais, ouvintes da Palavra. Por isso o padre não é só aquele que ensina a escutar, mas deve serele mesmo, em primeiro lugar, um ouvinte da Palavra. Isto mesmo afirma António Bravo num texto publicado em Misa Dominical 13 (2010) p. 51, e retirado do seu livro La espiritualidad del sacerdote hoy,2005.
“A vida espiritual do discípulo – e o presbítero é, antes de mais, um discípulo na sua condição de ministro do Evangelho – desenvolve-se na escuta assídua do Senhor. No silêncio e intimidadeda oração está chamado a actualizar o mesmo itinerário do Pastor messiânico enviado a comunicar uma palavra de alento aos desanimados.
Neste horizonte, a lectio divina e a oração do presbítero assumema forma de serviço. Como pode então dizer um pastor que não tem tempo para rezar e meditar as Escrituras? Imerso na comunhão apostólica e conduzido pelo Espírito da verdade, ele não cessa de indagarque palavra dirige Deus ao seu povo nesta situação concreta.
A intimidade do sacerdote com o Senhor está configurada pelo amor pastoral. Escuta a palavra para que nos seus lábios aflore a palavra dealento aos desanimados, a palavra do bom Pastor na sua condição de servo. Quem frequenta as Escrituras dará a conhecer a boa nova do reino, o evangelho da graça. Quem fala a partir da sua própriainteligência e a partir da sua visão pessoal das coisas, tende a reduzir a sua pregação a um discurso meramente moral, impondo assim fardos insuportáveis aos outros. Assim corre o risco de escutar amesma reprovação que Jesus fazia aos mestres do seu tempo. “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas, que fechais aos outros a porta do reino dos céus! Vós não entrais, e aos que querem entrar nãoos deixais”(Mt 23,13). Só a palavra de Deus liberta para caminhar na liberdade do amor.
O diálogo com o Senhor, ao estilo dos profetas e dos apóstolos, adquire a forma disciplinada de uma busca. O...
tracking img