Piscicultura

Páginas: 25 (6067 palabras) Publicado: 8 de febrero de 2013
SILURIFORMES

SILURIFORMES AUCHENIPTERIDAE

PEIXES COMERCIAIS DE MANAUS

74

MANDI-PERUANO
FAMÍLIA AUCHENIPTERIDAE: Cangati, mandi-peruano,
mandubé.
Os membros dessa família apresentam corpo nu, coberto apenas por pele; região dorsal do corpo, entre a cabeça e a origem da nadadeira dorsal, coberta com placas ósseas suturadas entre si e com limites bem evidentes externamente;nadadeira adiposa diminuta; olho coberto com tecido adiposo, sem órbita livre; nadadeira dorsal localizada na porção anterior do corpo, logo após a cabeça; dois ou três pares de barbilhões, sendo um maxilar e um ou dois mentonianos, todos relativamente curtos, nenhum ultrapassando o meio do corpo; uma depressão em forma de canal na região infra-orbital, onde se aloja o barbilhão maxilar. A maioria dasespécies apresenta hábito crepuscular ou noturno, nadando freneticamente próximo à superfície à procura de insetos ou outros itens alimentares; durante o período diurno permanecem escondidos em fendas, buracos ou debaixo de troncos e galhos. As espécies de maior porte têm importância na pesca comercial e de subsistência, sendo muito comuns em lagos. A família é formada por duas subfamílias,Centromochlinae e Auchenipterinae, sendo que essa última inclui a grande maioria dos cangatis e também os mandubés ou fidalgos, que por muito tempo foram considerados como uma família à parte (Ageneiosidae). Ao todo, a família é representada por 19 gêneros e 95 espécies. No mercado de Manaus foram encontradas duas espécies. Fonte bibliográfica: Mees, 1974; Ferraris Jr., 1988; 2003b; Burgess, 1989; Walsh,1990; Ferraris Jr. & Vari, 1999; Goulding et al., 2003. Nome científico: Auchenipterus nuchalis (Spix & Agassiz, 1829). Outros nomes comuns: Bocón, jurarí (Colômbia); leguia (Peru). Diagnose: Porte pequeno, até 20cm; focinho curto e olhos grandes; nadadeira anal longa, cobrindo quase a metade do perfil ventral; nadadeiras dorsal e peitoral estreitas e dotadas de um espinho fino e pungente; nadadeiraadiposa diminuta; ampla distribuição na bacia amazônica, ocorrendo em rios e lagos de águas brancas, claras e pretas. Biologia: Carnívoro, consome invertebrados, principalmente microcrustáceos e insetos; desova no início da enchente; fecundidade média em torno de 15.000 ovócitos por postura; primeira maturação sexual em indivíduos com cerca de 15cm de comprimento; dimorfismo sexual secundário etransitório: no período de reprodução os machos desenvolvem ossificações nos barbilhões maxilares, que se tornam rígidos e em forma de “S”, como chifres; o espinho da nadadeira dorsal também aumenta de tamanho e torna-se retorcido, sendo que essas características regridem ao final do período reprodutivo. Importância econômica: Insignificante, só aparece no mercado esporadicamente.

75

PEIXESCOMERCIAIS DE MANAUS

SILURIFORMES AUCHENIPTERIDAE

MANDUBÉ

Nome científico: Ageneiosus inermis (Linnaeus, 1766). Outros nomes comuns: Fidalgo, palmito, boca-larga; bocón (Colômbia). Diagnose: Porte grande, até 50cm e 2kg; cabeça achatada; olhos em posição lateral; boca muito grande, prognata, a maxila superior um pouco maior do que a inferior; dorso com coloração cinza-azulado uniforme eventre cinza-claro; distribui-se por toda a região amazônica e ocorre tanto em lagos quanto em rios.

Biologia: Carnívoro, consome peixes, camarões e outros invertebrados; apresenta acentuado dimorfismo sexual temporário: o barbilhão maxilar e o primeiro raio da nadadeira dorsal desenvolvem-se bastante e se tornam ossificados e com numerosos ganchos ou espinhos. Importância econômica:Insignificante, sua cotação é normalmente baixa no mercado pesqueiro.

SILURIFORMES CALLICHTHYIDAE

PEIXES COMERCIAIS DE MANAUS

76

TAMOATÁ
CALLICHTHYIDAE FAMÍLIA CALLICHTHYIDAE: Tamoatá.
Os membros dessa família apresentam corpo roliço e coberto por duas séries de placas altas e estreitas, unindose na zona mediana do corpo e com limites em forma de ziguezague; nadadeira anal curta, com cinco...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Piscicultura
  • PISCICULTURA
  • piscicultura
  • piscicultura
  • PISCICULTURA
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • PISCICULTURA

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS