Relevo y geologia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1597 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
RELEVOS PREDOMINANTEMENTE CONSTRUTIVOS O relevo é de um modo geral, fruto da ação contínua de duas forças: endógenas (de natureza geológica) e exógenas (de natureza climática). Em formas de relevo mais jovens as forças endógenas predominam largamente, como as que se procurará mostrar abaixo. A origem destas forças endógenas são os movimentos do manto _correntes de convecção_ conforme se pode verabaixo:

Esses movimentos acabam cindindo a crosta terrestre, que é dividida em placas tectônicas, as quais por sua vez servem de assoalho para os oceanos e dão forma aos continentes. Como estas são movimentadas pelo tectonismo, as formas de continentes e oceanos estão em uma muito lenta, mas constante transformação. Nas áreas de encontro destas placas tectônicas têm-se uma série de fenômenosgeológicos construtores de relevo: dobramentos, falhamentos, rifts, horsts, grabens, arcos insulares e vulcões.

Entre estes movimentos formadores um dos mais significativos é a subducção, que ocorre quando uma placa tectônica oceânica, mais pesada e composta de basaltos, entra sob uma placa continental, feita de material mais leve [granitos]. Tal movimento fornece energia para os mais fortesterremotos que já existiram, são responsáveis pelo maior arco vulcânico do mundo (o Círculo de Fogo do Pacífico), pelas mais profundas fossas oceânicas e pela formação da maior das cordilheiras, a dos Andes.

A subducção porém, é só um dos resultados de movimentos tectônicos convergentes, sendo o outro a colisão continental, na qual duas placas continentais convergem, eliminando o oceano entre elase, num segundo momento, formando arcos montanhosos muito altos, como o Himalaia, que resulta da colisão entre as placas euro-asiática e indo-australiana, além de terremotos. Dos movimentos divergentes, o mais comum é a obducção, que produz falhamentos e termina por separar continente, criando, além de falhas, vulcões, rifts, lagos, mares e finalmente, oceanos:

Durante o processo de cisãocontinental e formação de oceanos, formam-se os rifts, dos quais o mais digno de destaque é o grande Vale do Rift africando, resultado de um falhamento que acabará por cindir a áfrica, partindo-a em dois e que criou, além de grandes vulcões como os montes Kenya e Kilimandjaro, enormes e muito profundos lagos tectônicos, como o Niassa e o Tanganica:

Ato contínuo, quando a África finalmente se cindirsurgirá uma dorsal oceânica, ciomo a mostrada logio abaixo

(“corteza” é crosta, em castelhano):

O mapa abaixo, do relevo submarino, mostra dorsais no meio de quase todos os oceanos. Estas dorsais são verdadeiras cordilheiras submersas que não raro são tão altas que acabam por emergir, formando ilhas como a Islândia e arquipélagos, como o de Açores.

Aliás, em função sobretudo dasdescobertas do Pré-sal, o relevo submarino vem crescendo em importância nos vestibulares.

Portanto, evite a rebeldia e olhe com bastante cuidado a nomenclatura do relevo oceânico, pode ser que caia e pode ser que você precise sabê-la!

Outro tipo de movimento tectônico é o tangencial, pelo qual duas placas deslizam uma ao lado da outra, na mesma direção mas em sentido contrário.

Este tipo deprocesso conduz a falhamentos como o encontrado na Falha de San Andreas, na Califórnia, provocado pelo deslizamento para o noroeste da placa Juan de Fuca, que segue deslizando ao lado da placa Norteamericana, que segue para o oeste.

Em relação aos movimentos convergentes o resultado deles vai depender em grande medida do tipo de rocha que converge: rochas cristalinas que, por definição, têmpouca ou nenhuma plasticidade, não se dobram, dando origem a dois tipos de estruturas: horsts e grabens:

Já se as rochas forem plásticas, teremos a formação de dobramentos, responsáveis pela formação de grandes arcos montanhosos, como se pode ver abaixo:

Reparem que, como se trata de rochas mais plásticas, as rochas não “quebram” como nas falhas, produzindo horsts e grabens, mas ao contrário...
tracking img