Teste

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1032 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE MBA EXECUTIVO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA
PROFª CHRISTIANE PEREIRA

TRABALHO INDIVIDUAL: CONVITE À
REFLEXÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

1. Como garantir o uso adequado? A Tecnologia da Informação (TI) é apontada pela maioria dos pesquisadores e das consultorias especializadas como ferramenta indispensável para àsobrevivência organizacional. Os motivos para isso são muitos, como por exemplo a agilidade de informações, a melhoria da qualidade geral do trabalho etc. Mas essas vantagens só se tornam reais para uma organização quando a mesma garante o uso adequado da TI. Para garantir isto, as organizações devem se concentrar em diversos aspectos, quais sejam:         Orientação/estímulo; Vontadepolítica; Determinação/liderança; Comprometimento; Compartilhamento de visões; Planejamento; Capacidade de assimilar inovações; Consciência por parte de toda a organização, sobretudo da alta administração.

Dessa forma fica claro que o uso adequado da TI está sujeito a um conjunto de condições, ou seja, componentes organizacionais e suas interações determinarão a capacidade de utilização e adequação daTI disponível para o sucesso empresarial. Dessa forma, a TI dentro da organização deve ser vista como parte de um sistema maior, qual seja, a própria organização. Com esta visão, entendemos que a organização é um sistema com entradas (recursos), processamento (processos organizacionais) e saídas (bens e serviços). Neste contexto, os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) fornecem feedback sobre asoperações do sistema (organização) para sua direção e manutenção (controle), enquanto este troca entradas e saídas com o seu ambiente. Conclui-se então que os SIG e a TI devem apoiar as estratégias e processos gerenciais. Segundo O’Brien (2001) os SI requerem 5 requisitos básicos para seu efetivo funcionamento: pessoas, hardware, software, dados e redes. A decisão da intensidade do uso e do tipoTI deve ser tomada baseada em diversos fatores, como por exemplo o ramo de atividade da organização, o grau de competitividade do setor. Em vista disso, cabe a organização verificar a adequação e a composição dos SIG a utilizar, considerando o impacto dos mesmos sobre a empresa e a relação de custo/benefício. Com base em tudo exposto acima, fica claro que a garantia do uso adequado de TI e SIGdepende de um conjunto de fatores, que passam principalmente pela alta administração das empresas, bem como pela capacidade da mesma em tomar decisões

corretas(tecnicamente falando) e comunica-las as pessoas de forma que as pessoas que fazem a organização as compreendam e possam usufruir delas.

2. Quais os principais obstáculos a sua adoção? Como observado em discussão em sala de aula, aadoção de TI e/ou SIG pode enfrentar muitos obstáculos, entre os quais vale a pena destacar:  Resistência dos usuários;  Conflito de interesses;  Medo de desemprego;  Falta de patrocínio da alta gerência; Como se pode observar, os principais obstáculos à adoção são centrados nas pessoas. Uma vez que uma organização tenha adquirido uma cultura inovadora e de busca constante de melhorias, bem como devalorização do seu pessoal, a tendência é a diminuição dos obstáculos. Certamente existem outros obstáculos, como capacidade financeira da empresa, dificuldade de assimilação de novos procedimentos, não adequação entre TI e negócios. Porém, acreditamos que resolvidos ou, pelo menos, mitigados os problemas centrados nas pessoas que fazem a organização, a adoção de TI e SIG é realizada de formatranquila e bastante eficaz.

3. Quais as adequações organizacionais necessárias? As organizações devem fazer adequações para adotar TI e/ou SIG, na medida em que forem adotados, ou seja, na intensidade em que estes forem adotados. Desta forma, observamos que um momento de adoção de qualquer solução que, potencialmente, traga mudanças impactantes na estrutura organizacional, é um ótimo momento...
tracking img