A poesia em sala de aula

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 11 (2605 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE MUNICIPAL FLAMENGUISTA
LETRAS PORTUGUÊS-ESPANHOL
PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO II

ALUNO: CHICOTTONE DE FREITAS JR
PROFESSORA: LUCIANA DA SILVA

A POESIA EM SALA DE AULA

APRENDIZAGEM DE POESIA ATRAVÉS DO CONSTRUTIVISMO

ATERRO DO FLAMENGO

2010

Índice
1. Introdução............................... p. 3
2. Justificativa.............................. p. 3
3. Objetivosgerais....................... p. 4
4. Fundamentação teórica........... p. 4
5. Metodologia............................. p. 6
6. Previsão de execução............. p. 8
7. Referências bibliográficas....... p. 9

1. Introdução

O seguinte projeto desenvolve atividades didáticas elaboradas para a aprendizagem do gênero poesia, direcionadas à turma 1005, de 1º ano do Ensino Médio, noColégio Estadual Joaquim Távora, baseado no construtivismo, proposto por Jean Piaget. Através de atividades que estimulam a descoberta e a produção, este projeto visa orientar os alunos a conhecer as características principais da poesia e a encontrar o sentido conotativo da linguagem poética.
Acompanhando as aulas de língua portuguesa da professora Michelle Aidê, na turma 1005, entre o começo demarço e o fim de maio de 2010, notei poucos problemas com relação à participação da turma em aula. Percebi que um dos principais problemas da escola é com os horários das aulas no primeiro tempo, fazendo com que a primeira aula seja mais curta, com não mais que meia hora de duração. Tal problema foi atenuado, no segundo semestre de 2010, ao menos nas aulas de português, com uma alteração nos horáriosda professora, evitando que os alunos tenham apenas 20 minutos de aula em um dia. As aulas de português na turma acompanhada aconteciam no primeiro tempo de aula, de terça a sexta-feira, sendo uma aula às terças e quintas e duas às quartas e sextas, passando a ser, a partir do segundo semestre, às quartas, quintas e sextas, nos dois primeiros tempos. As aulas de Língua Portuguesa da professoraMichelle, com ênfase na interpretação de texto, normalmente, são dadas com apoio no livro didático, fotocópias com material extra (crônicas jornalísticas, propagandas, charges, contos, quadrinhos, poesias, etc.), com pouco uso do quadro, com alguns trabalhos de pesquisa e produção, no decorrer do bimestre. Muitos alunos esquecem o livro ou os textos disponibilizados pela professora na xérox do colégioe não fazem os exercícios pedidos para o lar, dificultando o progresso das aulas, que são centradas na interpretação dos textos do livro ou selecionados, embora a professora siga uma disciplina bastante rígida: aluno sem material não fica na sala de aula.
A pesar da rigidez da professora, quando há uso do livro, os alunos ficam dispersos, conversando e, com algumas exceções, não participam dasaulas como deveriam. No entanto, quando a professora faz uso de textos de fora do livro, escolhidos de acordo com os interesses da turma, o comportamento é diferenciado. Quase sempre deixam de fazer as tarefas do livro. Tais tarefas exigem, entre outras competências, leitura. Presume-se, então, que o que falta entre os alunos é o interesse pela leitura. Quando o aluno não se interessa por umaatividade, entedia-se, fica sonolento e, assim, evita pô-la em prática. Escolhi, portanto, trabalhar a poesia como forma de estimular nos alunos o gosto pela leitura. Trabalhada de forma agradável e dinâmica, a poesia pode ser uma poderosa aliada nesse processo.
Inicialmente, os objetivos deste projeto eram de propiciar ao aluno contato com o texto poético; buscar os possíveis sentidosconotativos na poesia; exercitar a criatividade e a habilidade de produção textual; expressar sentimentos e emoções através da escrita poética. Infelizmente, devido à falta de tempo oferecido pela professora, que estava com a matéria atrasada, as aulas planejadas tiveram que ser alteradas, a fim de se converter em apenas uma aula. Assim, os objetivos do projeto passaram a ser os mesmos da atividade...
tracking img