O perfume

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 9 (2242 palabras )
  • Descarga(s) : 4
  • Publicado : 14 de octubre de 2009
Leer documento completo
Vista previa del texto
O PERFUME: UMA VERTENTE DO ROMANCE POLICIAL

Paula Cristina Piva
Silvana Vieira da Silva
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - Araraquara

A construção do gênero policial em O perfume, de Patrick Süskind, é feita às avessas. O mistério a ser revelado está ausente, já sabemos de antemão quem é o assassino desde seu título (Das Parfum, die Geschichte eines Mörders, Operfume, história de um assassino) e o crime importa menos do que a experiência e a elaboração da técnica. Para a pesquisa proposta, a saber, caracterizar O perfume como uma vertente do romance policial que foca na figura do assassino, buscam-se inicialmente subsídios teóricos sobre as origens do gênero, que nos remete ao gótico, passando pelas bases estabelecidas por Edgar Allan Poe da literaturapolicial clássica até chegar a suas variações no século XX, para podermos então traçar semelhanças e distinções.
Nas artes, o termo gótico passou a ser utilizado para definir o estilo arquitetônico medieval do século XII e está ligado à concepção de uma arte burguesa e urbana, em contraste com o estilo românico, monástico e aristocrático, que ocorreu paralelamente.
É provavelmente desseestilo que a literatura produzida a partir do século XVIII, macabra e sombria, tenha herdado o nome de gótica. Tal forma literária teve como fundador efetivo The Castle of Otranto, publicado em 1764, por Horace Wolpole, que só reconheceu sua autoria nas edições posteriores. “O romance gótico estava agora estabelecido como forma literária, e, à medida que o século XVIII se aproximava do fim, osexemplos multiplicavam-se de modo desconcertante” (LOVECRAFT, 2003, p. 27).
Um dos veículos bastante utilizados para a publicação dessa espécie de literatura foi o romance-folhetim, que privilegiava enredos com forte trama de suspense e mistério, em que se identificavam uma galeria de personagens que eram compostos por heróis, heroínas, vilões sanguinolentos e cruéis, seres fantásticos. Tudoisso colaborava para a expansão e divulgação do texto gótico que, rapidamente, encontrava um público leitor cativo (MENON, 2007, p. 24).
Os temas abordados nas narrativas do folhetim fazem dele um precursor do romance policial. Os dilemas retratados são do homem comum e não mais da aristocracia. Publicado sob a forma de capítulos curtos em jornais de grande circulação, o folhetim põe em cenapersonagens e situações ligadas ao contexto das grandes cidades modernas, espaço urbano onde a miséria e a criminalidade avançam e imperam a desordem, o mistério e o temor.
Ao narrar a história do homem que erra sem rumo por Londres, sempre protegido pela multidão (“The Man of the Crowd”, 1840), Edgar Allan Poe cria o ambiente ideal para o nascimento do romance policial. O cenário do romancepolicial é sempre um grande centro urbano, porque a aglomeração humana das metrópoles “é propícia ao aumento da criminalidade, pois é fácil ao assassino quer a realização do crime, quer a fuga posterior, no meio da multidão de prédios e de homens” (D’ONOFRIO, 2004, p. 168).
Com os contos “The Murders in the Rue Morgue” (1841), “The Mystery of Marie Rouget” (1842) e “The Purloined Letter”(1845), Poe estabelece as bases da literatura policial clássica. Suas três histórias foram compostas segundo um método que é exposto em The Philosophy of Composition. “Poe não soube que tinha descoberto o romance policial. Acreditou simplesmente que acabava de inventar uma técnica de raciocínio aplicável à ficção” (BOILEAU-NARCEJAC, 1991, p. 19).
Assim como Poe em sua trilogia, PatrickSüskind também escolheu Paris para emoldurar seu primeiro trabalho de prosa de ficção. Do mesmo modo que muitos escritores de contos policiais e novelas góticas, Süskind começou publicando em série. E fez isso no Frankfurter Allgemeine Zeitung, no outono de 1984, e, na primavera de 1985, publicou em forma de livro.
O perfume atraiu tanto o público de massa quanto a elite literária. Ele...
tracking img