O que é ética

Páginas: 18 (4500 palabras) Publicado: 2 de mayo de 2011
O QUE É ÉTICA

O que é Ética? Na tentativa de responder a esta pergunta aparentemente simples faz-se necessário, primeiramente, percorrer os tempos e lugares em que tal questão foi coloca, para a partir das inúmeras conjecturas levantadas por vários teóricos tentarmos, pelo menos, mostrar o que representa a ética para que o leitor tire sua próprias conclusões. Desde a Grécia Antiga até osdias atuais a ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades. Não existe povo ou lugar que não tenha noções de bem e mal, de certo e errado Mas apesar de ser um tema antigo, não deixa de ser bastante atual. E a despeito de tantas discussões tendo a ética como ponto central, ainda imperam grandes questionamentos sobre o tema. Dentre as inúmeras questões podemos citar algumascomo: Poderíamos afirmar que a ética é apenas um conjunto de convenções sociais? Qual seria a relação entre ética e lucro numa sociedade capitalista? A Ética seria movida por algum princípio supremo que atravessasse toda a história da humanidade?

OS PROBLEMAS DA ÉTICA

A Ética enquadra-se na categoria das coisas que todos sabem o que é, mas não conseguem definir nem explicar comprecisão. Tradicionalmente é entendida como um estudo ou reflexão sobre os costumes ou ações humanas. Também chamamos ‘ética’ a vida que é conforme aos costumes considerados corretos.
Enquanto reflexão científica, que tipo de ciência a ética seria? Ciência normativa (tratando das normas de comportamentos), ciência descritiva (tratando dos costumes), ciência especulativa (tratando da liberdadeenquanto questão fundamental).
Didaticamente separamos os problemas teóricos da ética em: problemas gerais e fundamentais (liberdade, consciência, bem, valor, lei, etc) e problemas concretos (ética profissional, política, sexual, matrimonial, bioética, etc.)
A ética se distingue do direito, da teologia, da estética, da psicologia, da história, da economia, etc. As questões da éticaaparecem a cada dia. As artes também levantam problemas para a ética: o poder da sedução, de encantamento pode ser usado para condicionar o comportamento das pessoas? "Amar os inimigos" é válido como obrigação ética para todos? "Se Deus não existe tudo é permitido" (Os Irmãos Karamazov) quer dizer que a ética depende de Deus?
Considerando que os costumes mudam com o tempo e de lugar para lugar. Aética seria, então, apenas uma listagem das convenções sociais provisórias? O que seria então um comportamento correto, em ética?
A ética tem uma função descritiva: conhecer costumes de diferentes épocas e lugares, retratá-los e formular teorias. Quanto aos costumes: não sabemos nada da ética sexual ou política na pré-história. Quanto às teorizações: há documentos desde os antigos gregos.Possibilitam conhecer a organização pessoal e social das sociedades. Também as pinturas, esculturas, peças teatrais, formulações jurídicas, livros de medicina, apresentam reflexões éticas da sociedade em que foram produzidos.
Não são só os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as normas concretas, os ideais, a sabedoria de um povo. Haveria um princípio ético que perpassasse toda ahistória da humanidade? Não seria o princípio que proíbe o incesto?
As definições em relação aos casos de incesto variaram muito na história: Ao redor do ano 1000, a relação incestuosa atingia até o sétimo grau. Mas como conhecer a árvore genealógica, se a grande maioria da população era analfabeta? Os nobres casavam-se sem perguntar pela genealogia, e só se preocupavam sobre o incesto quandoeventualmente desejassem anular um casamento. Era fácil conseguir um monge letrado para demonstrar o impedimento e anular o casamento. Com isso o nobre podia casar várias vezes, até conseguir um filho homem (linhagem, nome, herança).
Isso mostra que por traz do regulamento do incesto havia valores mais altos como a linhagem, as alianças político-militares. Haveria uma ética absoluta? O...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • etica y eticidad
  • Etica
  • Etica
  • Etica
  • Ética
  • La etica
  • Etica
  • La etica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS