O que é a criatividade? o que é ser criativo? o que é aprender? o que é a aprendizagem? como aprender a ser criativo e como ensinar a ser criativo?

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1398 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
imagem criada a partir do texto escrito em :http://www.wordle.net

cláudia saraiva | nº M4116 | DAV - MAV | UBI 2010-11

reflexões sobre criatividade e aprendizagem

O QUE É A CRIATIVIDADE? O QUE É SER CRIATIVO? O QUE É APRENDER? O QUE É A APRENDIZAGEM? COMO APRENDER A SER CRIATIVO E COMO ENSINAR A SER CRIATIVO? Questões tão claras de se fazerem mas tão difíceis de chegar a qualquerconclusão que me indique o caminho certo a seguir. Criatividade como é indicado num dicionário quer dizer "função da inteligência humana que torna o homem superior ao que ele mesmo cria" e numa segunda instância é a "personalidade criadora insuperável própria do homem" e noutro lado "a criatividade é um processo da qual emerge algo novo e único, com significado para as pessoas". Então siginifca que éuma capacidade única humana própria da nossa inteligência e que permite a criação de algo que ultrapassa a própria condição humana? E o que quer dizer aprendizagem? No dicionário simples de lígua portuguesa: "aquisição de conhecimentos através da experiência ou do ensino" e "tempo em que se aprende". E o que define ensinar? "Transmitir conhecimentos e competências a"; "doutrinar; instruir sobre" e"indicar". Definições e significados que sozinhos parecem fazer sentido. Mas como conjugar e conseguir a transmissão de conhecimentos com aquisição desses conhecimentos com a possibilidade de fazer emergir desse processo a hipótese nessa relação potenciar e possibilitar a criação de algo novo e único, com significado para as pessoas. ? transmitir conhecimentos + adquirir conhecimentos = criar algonovo e único ? Penso que no processo de ensino-aprendizagem, a criatividade, pelo menos de forma teórica e escrita nos diversos papeis que regulam o ensino, como conceito, está presente como ponto essencial na caracterização do novo aluno e da nova pessoa que vai ser integrada na sociedade envolvente. Mas como dar espaço à criatividade na sala de aula, em quais disciplinas ela poderá ser exploradae trabalhada com os alunos? E qual é o processo a aplicar? Há fórmulas milagrosas que nos dirão o que fazer perante a grande diversidade de algo tão subjectivo, como alunos em fase de crescimento e de reconhecimento das suas vontades, dos seus ideias, dos seus gostos... Na descoberta de tudo. Desde o seu corpo, o seu relacionamento com os outros e o seu papel neste mundo louco e cada vez mais emconstante evolução e movimento, que são martelados com "carradas" de informação através da televisão e ainda mais pela internet...???

cláudia saraiva | nº m4116

reflexões sobre criatividade e aprendizagem

Como ser criativo e explorar a criatividade na sala de aula, se aos professores no seu percurso preparativo para a docência não são facultadas ou pelo menos trabalhados processoscriativos a trabalhar na escola e com os seus alunos? Aos professores, é-lhes muito difícil sair da rotina diária metodológica, pautada por catapultas de matéria a debitar ao aluno. Quantas vezes surge um tema que poderia levar à exploração de respostas e estimulação da imaginação do aluno e à qual não é possível dedicar pouco ou nenhum tempo porque se não a matéria a dar fica atrasada e depois até aoteste intermédio ou exame final não ficam dados os conteúdos programados? Isto é mais evidente nas áreas disciplinares das línguas, ciências sociais e exactas. Nas ditas áreas das expressões, como música, desenho, educação visual, teatro, tecnológica, haverá, talvez ainda, uma possibilidade de nestas áreas explorar a criatividade, de debater ideias, de fomentar ainda mais, e isso é importante, ainterligação das diferentes disciplinas e de dar ao aluno a visão geral de que quando mais o seu saber for alargado, melhor estará preparado para trabalhar numa determinada área. Um bom deportista, será talvez melhor se entender melhor a física e a química aplicada ao desporto; um bom físico será sempre melhor entender a sua língua materna; será-se melhor escultor se perceber de anatomia ou de...
tracking img