Avaliação da aprendizagem matematica

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1087 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
KICIA CRISTINA KUSDRA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMATICA:
ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS

CURITIBA, 2009

NOME E REGISTRO ACADEMICO:
Kicia Cristina Kusdra, GRR20066089

NOME DA ORIENTADORA:
Tania Teresinha Bruns Zimer

DEPARTAMENTO:
Teoria e Prática de Ensino

ENQUADRAMENTO NAS CATEGORIAS:
Pesquisa para ensino/aprendizagem de matemática e para formação do professor de matemática.1. TEMA

Avaliação da aprendizagem matemática através de jogos didáticos.

2. DESCRIÇÃO DETALHADA DO ASSUNTO A SER DESENVOLVIDO
Esse trabalho tem como questão problema avaliar a aprendizagem de matemática dos alunos de 6º série (7º ano) do ensino fundamental, através de jogos didáticos. Para avaliar essa aprendizagem serão desenvolvidas propostas de intervenção pedagógica de jogosdidáticos para determinados conteúdos de matemática, o que será realizado durante a elaboração do TCC II, pois será pesquisado com professores do ensino fundamental, quais conteúdos matemáticos de 6º série os alunos encontram maior dificuldade de aprendizado. Essas propostas após serem desenvolvidas, serão aplicadas com os alunos, onde eles além de jogarem irão também participar da construção dosjogos. Então durante a participação dos alunos nos jogos e após serão desenvolvido formas para avaliar como os jogos contribuíram no processo de aprendizagem dos alunos, ou seja, métodos como, por exemplo, fichas de investigação com perguntas sobre o raciocínio que envolveu a construção do jogo, para perceber se os objetivos do uso do jogo no ensino do conteúdo de matemática proposta foram alçando.Depois de realizadas as pesquisas com os alunos, será feita uma analise dos dados obtidos para conclusão do trabalho.

3. JUSTIFICATIVA
Uma das funções da matemática escolar é o desenvolvimento de competências para resolver os problemas cotidianos que as pessoas encontram. Nas últimas décadas, intensificou-se a necessidade de buscar alternativas que possibilitassem uma maior compreensão doconhecimento matemático, com isso a educação matemática vem buscando formas diferenciadas para proporcionar aos alunos situações dentro da sala de aula que criem ambientes desafiadores, agradáveis, motivadores, que por fim propiciem uma (re)construção dos conhecimentos matemáticos.
Com bases nessas reflexões de trazer para dentro da sala de aula metodologias que promovam ambientes mais favoráveis aoaprendizado, surge a utilização de jogos didáticos como um auxiliador no processo de ensino aprendizagem. Pois segundo Grando (2004, p.18):
(...) o jogo propicia um ambiente favorável ao interesse da criança, não apenas pelos objetos que o constituem , mas também pelo desafio das regras impostas por uma situação imaginaria que, por sua vez, pode ser considerada como meio para odesenvolvimento do pensamento abstrato.

A utilização de jogos nas aulas de matemática abre caminho para os alunos que ainda estão em uma fase lúdica, de concretismo do conhecimento, no sentido de que estabeleçam o intercâmbio entre o conhecimento matemático “manipulável” e o conhecimento matemático abstrato. Segundo Grando (citado por CINFOP, p. 5) os jogos matemáticos apresentaminúmeras vantagens e possibilidades, pois dão à oportunidade de:
- (re) significações de conceitos já aprendidos de uma forma motivadora para o aluno;
- introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
- desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas;
- propicia o relacionamento das diferentes disciplina;- o jogo favorece a interação social entre os alunos e a conscientização do trabalho em grupo;
- as atividades com jogos podem ser utilizadas para desenvolver habilidades de que os alunos necessitam. É útil no trabalho com alunos de diferentes níveis;
- as atividades com jogos permitem ao professor identificar e diagnosticar algumas...
tracking img