Filosofia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (873 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
1. Definir o seguinte:

a. botulismo - doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, que vive em ambientes com a ausência de ar, muito perigoso que pode ser destruído com a boa fervura. Podeesporular e viver em ambientes adversos. Recipientes de alimentos conservados como os palmitos, podem servir de local propício para a propagação da bactéria quando em más condições ou enferrujados.b. conservas fechadas a pressão - usa-se uma caldeira especial com termômetro e a conserva é fechada com ar comprimido dentro do recipiente.

c. conservas banhadas em água fervente - usa-se umacaldeira de água fervente, na qual se coloca a conserva emergida a pelo menos 5 cm abaixo do nível da água, diminuindo o risco de contaminações.

d. conservas feitas no vapor - a caldeira paraconservas a vapor é menos eficiente na eliminação de microorganismos quando comparada a de água fervente. O processo é feito em meio ao vapor emitido pela caldeia.

e. conservas em panelas abertas - é omais antigo método de se fazer conservas. Usado para doces, picles e outras que tenham açúcar ou vinagre suficiente para evitar que estraguem. Não serve para carnes sem ácido e vegetais.

f. pectina -substância orgânica contida nas membranas celulares vegetais. Ideal para se fazer geléias mais espessas. Algumas frutas têm a pectina na sua forma natural, outras frutas têm que se acrescentar apectina artificialmente.

g. embalagem quente - recipiente usado para se conservar alimentos pré-cozidos, como as verduras.

h. embalagem fria - recipiente usado para se conservar alimentos crus. Comofrutas e tomates.

i. esterilizar - eliminar qualquer tipo de microorganismo que possa estar presente no alimento ou objeto esterilizado, geralmente pelo calor.

j. escaldar - processo na qual sesobe a temperatura até ferver o alimento ou produto contido e logo esfria-se rapidamente.

k. doce - há conservas de doces, na qual o açúcar conserva o produto sem que estrague.

l. marmelada -...
tracking img