Historia

Páginas: 12 (2963 palabras) Publicado: 3 de enero de 2013
HISTORIA DAS COLONIZAÇÕES: das conquistas às independencias
As histórias da colonização expressam os diferentes pontos de vista da metrópole. Ela é o prolongamento desta metrópole, a história que o colono escreveu não é a da colônia saqueada, mas a história de sua própria nação.
Ferro não buscou fazer um inventario de todos os fenômenos de expansão ou de colonização, ou banalizar o fenômenocolonial europeu, mas quando for o caso, confrontá-lo com outros.
Premissas:
- Premissa de mundialização para não reproduzir um visão eurocentrica da história;
- Considerar a colonização como um fenômeno que não deve ser dissociado do imperialismo – para os povos dominados houve continuidade da dependência ainda que essa dependência tenha assumido novas formas;
- Não se submeter à versão correntesegundo a qual se sucedem a história da colonização e a da luta dos povos pela independência. Estas puderam ser sincrônicas.
- Tirar a história da colonização do gueto onde a tradição a confinou – nas grandes obras de reflexão sobre o passado nunca se fala das sociedades coloniais. Será uma omissão, um ato falho ou um tabu?
Ferro está preocupado mais em explicar as situações e os problemas doque em obedecer aos costumes de uma construção formal.

CAPÍTULO 1 – COLONIZAÇÃO OU IMPERIALISMO
O OURO OU CRISTO
Não se deve iniciar a história da colonização com os Grandes Descobrimentos ultramarinos, com a busca de um caminho para as Índias. Os descobrimentos deram nova dimensão ao fenômeno da colonização e à sua natureza, mas o expansionismo lhe é anterior.
Colonização é ocupação de terraextrangeira, exploração agricola e instalação de colonos
AS colonias ocidentais eram estabelecidas através de caminhos maritimos, em outros continentes, ilhas, diferente da russia que criava extaensões de seu territoria sobre territorios de outros paisses, como a china.
a. a rota das especiarias
As colonias espanholas e portuuesas não se deram atraves da expansão maritima, isso foi anterior.A américa era considerada pelos pt terras de conquista
A guerra de reconquista foi a luta de pt e esp para impedir o avanço arabe sobre seu territorio e expulsa-los de lá
Tbm são se classifica a busca pelo caminho das indias como busca da colonição., pois criavam-se entrepostos comerciais, não instalações de colonos e muito menos exloração agricola
Os arabes consideram o inicio da colonizaãoeuroperia as cruzadas
os arabes tiveream seu imperio destruido aos poucos, ragmentado atraves das guerras de reconquista e devido a sua dificuldade em proteger um vasto territorio, divergencias internas, pulverização de sua economia
As terras cristas ao poucos foram recuperadas, mas os turcos passaram a invadi-las.

b. As quatro rotas

- Conotação religiosa: expansão da fé crista numa especiede guerra santa. – Vasco da Gama declarou que viera à cata de cristãos e de especiarias.
- O Ouro – Cristóvão Colombo revela que o ouro é seu objetivo, pois assim os reis possam empreender ir conquistar a Santa Casa. A reconquista de Jerusalém foi um dos objetivos de Colombo, obcecado com a idéia de cruzada.
- Intento militar: a terceira rota devia levar às Índias pelo interior da África. Afinalidade de se chegar à Índia pelo reino do Preste João era aliar-se à Etiópia para atacar o Império dos mouros pela retaguarda.
-Economica: Novas rotas que tentavam comercializar diretamente com a China e a Índia. Esta é a única rota que não tem cheiro de cruzada e evitava contato e conflito com os turco.

c. Uma causa social: o enfraquecimento da nobreza - ela atua paralelamente aos motivoseonomicos, politicos e religiosos.
Fatores que explicam os descobrimentos e a colonização: a paixão religiosa, o gosto pela aventura, a sede de riquezas, a revanche do conquistador, etc.
Existem fatores mais substanciais: os conflitos dos séc. XIV e XV resultaram no deslocamento das grandes rotas comerciais, que tiveram de abandonar parcialmente o caminho por terra e pegaram o mar. Graças a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • La historia de la historia
  • historia de la historia
  • Historia de la historia
  • La historia de la Historia
  • la historia de la historia
  • historia de la historia
  • el historiador y la historia
  • Historia de la no historia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS