Informaciones Sobre Octavio Paz

Páginas: 11 (2713 palabras) Publicado: 26 de mayo de 2012
Octavio Paz (Cidade do México, 31 de Março de 1914 — Cidade do México, 19 de Abril de 1998) foi um poeta, ensaísta, tradutor e [[[diplomata]]mexicano.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1990.
Passou a infância nos Estados Unidos, acompanhando a família. De volta ao seu país, estudou direito na Universidade Nacional Autônoma do México. Cursou também especialização em literatura. Morou na Espanha,onde conviveu com diversos intelectuais; também em Paris, Japão e Índia.
Em 1945, ingressou no serviço diplomático mexicano. Ao residir em Paris, testemunhou e viveu o movimento surrealista, sofrendo grande influência de André Breton na época, de quem foi amigo. Em sua criação, experimentou a escrita automática, tendo porém praticado posteriormente uma poesia ainda vanguardista, porém maisconcisa e objetiva, voltada para a um uso mais preciso da função poética da linguagem.
Poeta e teórico das vanguardas, publicou mais de vinte livros de poesia e incontáveis ensaios de literatura, arte, cultura e política, desde Luna Silvestre, seu primeiro livro, de 1933.

Releituras.com
Hermandad

Octavio Paz
Homenaje a Claudio Ptolomeo

Soy hombre: duro poco
Y es enorme la noche.
Pero mirohacia arriba:
Las estrellas escriben.
Sin entender compreendo:
También soy escritura
Y en este mismo instante
Alguien me deletrea.

Irmandade

Homenagem a Claudio Ptolomeo

Sou homem: duro pouco
E é enorme a noite.
Mas olho para cima:
As estrelas escrevem.
Sem entender, compreendo:
Também fui escrito
E neste mesmo instante
Alguém me soletra.

Octavio Paz, ensaísta e poetamexicano, nasceu na capital de seu país em 1914. Passou sua infância nos Estados Unidos, acompanhando sua família, e sua vida adulta entre a França e a Índia, por fazer parte do quadro de diplomatas mexicanos. Em seu país, é o poeta mais considerado e controvertido da segunda metade do século XX.

Foi agraciado, entre outros, com os prêmios Cervantes, em 1979, Alexis de Tocquerville, em 1989, e com oNobel de Literatura, em 1990.

Algumas obras do autor: "Luna silvestre" (1933), "Entre lapiedra y la flor" (1940), "el laberinto de la soledad" (1959), "La estación violenta" (1958), "El arco y la lira" (1956), "Topoemas" (1971), e "Hijos del aire" (1979).

O escritor faleceu na cidade do México no ano de 1998.

Traduzido por Regina Werneck para o português, este poema faz parte daantologia "Poemas Reunidos" (1957 - 1987). Octavio Paz e Eliot Weinberger fizeram sua versão para o inglês, para o "Poesia em Movimento".

Revista.agulha.nom.br
José Nêumanne Pinto
 
Paz, o verdadeiro guerreiro da luz 

A guerra do militante da lucidez é a permanente
denúncia da estupidez das ideologias cegas

 
Conheci o "guerreiro da luz", personagem favorito de nosso mais popular e (et pourcause) maldito escritor, o mago Paulo Coelho. Mas não era um peregrino na Via Láctea, a estrada de Santiago, nem um eremita no Sinai. O "guerreiro da luz", meus amigos, Octavio, tinha nome de imperador romano e um sobrenome que contradizia justamente sua principal característica, a combatividade. Sua vida foi uma guerra permanente contra a tirania da ignorância e a cegueira da fé ideológica. Seunome era Paz e ele escreveu: "não nascemos livres: a liberdade é uma conquista — e mais: uma invenção".
Sua morte, anunciada por longa enfermidade, agravada pelo incêndio, que consumiu sua coleção de objetos de arte, colecionados em suas andanças pelo mundo, teve, como não podia deixar de ser, ampla repercussão nos meios intelectuais. Entre seus grandes colegas ouvidos, talvez o que tenhareproduzido de forma mais fiel a importância de sua ação política e de sua obra poética, sem dissociar uma da outra, foi o intelectual espanhol Jorge Semprún. Segundo o autor de A Segunda Morte de Ramón Mercader, o "maestro" conseguia ser, ao mesmo tempo, lúcido e comprometido, qualidades que, de acordo com Semprún, "não costumam ser freqüentes em uma só pessoa".
De fato, Octavio Paz foi um dos mais...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Informe: “máscaras mexicanas” (octavio paz)
  • Escrito sobre El lenguaje Octavio Paz
  • Ensayo Sobre Mascaras Mexicanas De Octavio Paz
  • Ensayo sobre Octavio Paz Conquista de México
  • Ensayo Sobre "Olimpiada Y Tlatelolco" De Octavio Paz
  • Comentario sobre el pachuco y otros extremos de Octavio Paz
  • Octavio paz
  • Octavio paz

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS