Inteligencia policial

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (954 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 24 de enero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
INTELIGÊNCIA POLICIAL.
RESUMO EXPLICATIVO
ORIGEM E EVOLUÇÃO NO BRASIL
Quanto à evolução dessa atividade no Brasil, ela segue a risca a sua evolução no mundo, pois está intimamente ligada àconsolidação de um Estado em formação, mais precisamente após a nossa República, note somente que o primeiro organismo desse tipo criado no Brasil, decore: Conselho Nacional de Defesa (CND), em 1927. Porsegundo, observe a criação dos sistemas de inteligência das forças armadas obedeceu a cronologia de suas próprias origens, pois primeiro foi criado o CENIMAR, Centro de Informações da Marinha, em 1955,em 1967 foi criado o CIE, Centro de Informações do Exército, e em 1970 criado a CISA, Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica.
Em 1999, finalmente é criada a SISBIN, juntamente com a ABIN.Esses Sistemas de Inteligência, ao longo do tempo foram se integrando pouco a pouco aos Gabinetes da Presidência, note isso, veja que aos poucos foi se dando conta da importância dessa atividade, detal maneira que sua aproximação à Presidência se tornou inevitável.
DOUTRINA DE INTELIGÊNCIA
Busca FUNDAMENTAR o exercício de uma atividade (de Inteligência) que:A) Constitui efetivo instrumento doEstado(não esqueça disso); B)Está acima de homens ou grupos e está à disposição dos sucessivos governos.
A atividade de Inteligência se caracteriza pela busca do DADO NEGADO, o que exige métodosespeciais para sua obtenção. Seu mais importante papel é o de proporcionar CONHECIMENTOS ANTECIPADOS.
DEFINIÇÃO
A DOUTRINA DE INTELIGÊNCIA é formada por um conjunto de CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS,PRINCÍPIOS, VALORES, NORMAS, MÉTODOS, PROCEDIMENTOS, AÇÕES, E TÉCNICAS, que disciplinam essa atividade, propõem uma LINGUEGEM ESPECIALIZADA entre seus profissionais, PADRONIZANDO suas atuações.
Os ELEMENTOSque definem a doutrina de Inteligência são:
1-PRINCÍPIOS: orientam seu desenvolvimento; 2-CONCEITO: Padroniza os objetos previstos pela doutrina; 3-NORMAS: Fixam as relações; 4-MÉTODOS: Orientam...
tracking img