Mestre

Páginas: 11 (2575 palabras) Publicado: 7 de octubre de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Inovação
Linha de Pesquisa: Tecnologia para o Ambiente, Saneamento e Construção

Artigo Científico





Comparativo dos sistemas e processos na reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos Eletrônicos (REEE) na Região Metropolitana de Campinas.







Alexander Araya CastroProfessora: Drª Carmenlucia Santos

Limeira-SP
Junho, 2011
1. Introdução

A alternativa de desenvolvimento existente, junto com o avanço geral da tecnologia no mundo, produz um desenvolvimento em massa que melhora e aumenta a capacidade de aquisição das pessoas. Este poder aquisitivo promove a melhoria na qualidade de vida das pessoas, permitindo que as mesmas, consigam comprar acima desuas necessidades. Essa parte além da necessidade é conhecida como consumismo.
Consumismo é a situação própria de países altamente industrializados, caracterizada pela produção e consumo ilimitados de bens duráveis, sobretudo artigos supérfluos. (WEISZFLOG, 2007)
Nas últimas décadas a indústria Elétrico-Eletrônica tem revolucionado o mundo; esses produtos tornaram-se onipresentes na vida dohomem moderno em todo o planeta. Sabe-se que sem eles a vida moderna não seria possível em países pós-industrializados e em processos de industrialização. Estes produtos são utilizados em áreas como a medicina, transportes, educação, saúde, indústria alimentícia, comunicação, segurança, proteção ao ambiente e à cultura. Entre estes equipamentos incluem muitos aparelhos domésticos, comofrigoríficos, máquinas de lavar, telefones móveis, computadores pessoais, impressoras, brinquedos e TVs. (SCHLUEPA, et al. 2009)
A indústria de elétrico-eletrônica no Brasil tem apresentado, ao longo dos anos, um grande crescimento no número de vendas de equipamentos. Segundo Rodrigues, (apud ROCHA, 2009) Brasil produz aproximadamente 2,6 Kg de Resíduos de Equipamentos Elétricos Eletrônicos (REEE) porhabitante por ano.
Portanto, o número de domicílios no país que possuem diferentes equipamentos elétrico-eletrônicos está crescendo continuamente. Além disso, é necessário realizar uma somatória de parte dos equipamentos de 10, 20 e até 30 anos atrás juntamente com os produtos adquiridos nos dias de hoje citados anteriormente. O aumento acelerado do consumo destes equipamentos tem sido levado a umnovo problema ambiental: o manejo e controle do volumes de aparelhos obsoletos e componentes eletrônicos, conhecidos como REEE ou lixo eletrônico.
Segundo Morf (2007) e Robinson (2009), (apud WAGER; HISCHIER; EUGSTER, 2011) os REEE são ao mesmo tempo valiosos e prejudiciais, neles pode-se encontrar substancias preciosas e perigosas com um alto potencial de contaminação do meio ambiente.
Osurgimento deste tipo de lixo geralmente é considerado como um problema de resíduos, que podem causar degradação ambiental quando não é tratado de uma forma adequada. No entanto, o enorme impacto de recursos dos REEE foi amplamente adiado e ignorado. Hoje em dia, depois de mais de duas décadas, o Projeto de Lei do Senado 354/1989 (Projeto de Lei 203/1991) foi aprovado pela Câmara dos Deputados epelo Senado Federal e sancionado pelo Presidente da República, dando origem à Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com a aprovação desta Lei a sociedade dispõe de um moderno e inovador instrumento de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. (MACHADO JR, s/d)
Quanto ao tratamento dos REEE, existe especificamente a Lei Nº 13.576, de6 de julho de 2009 do Estado de São Paulo. (SERRA, 2009)
Este tipo de lixo eletrônico pode conter até 60 ou mais elementos diferentes, muitos são valiosos, alguns são perigosos ou ambos. A mistura mais complexa de substâncias geralmente está presente nas placas de circuito impresso. Portanto, meio a essa categoria de REEE, pode-se afirmar que a mesma (placas eletrônicas) é um dos principais...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • mestre
  • Mestro
  • MESTRO
  • Mestro
  • Mestra
  • mestros
  • Mestro
  • Mestro

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS