Militar

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (311 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
LEITURA DO LIVRO A DEFESA DE MOSCOU

A Defesa de Moscou é um livro escrito por Geoffrey Jukes, um especialista em assuntos soviéticos, sobretudo em história militar e estratégia. Játrabalhou no MD Britânico e foi membro da Comissão Consultiva de Assuntos Soviéticos para o Instituto de Estudos Estratégicos de Londres.
O livro faz parte da coleção História Ilustrada da 2ªGuerra Mundial da Editora Renes. Os diretores, coordenadores e consultores desta obra são de renome no meio editorial e de História Militar.
Além da maneira agradável como o livro foi escrito,as dezenas de mapas e fotos originais do conflito ilustram o conflito com muito realismo e fidedignidade.
O livro narra a Campanha Barbarossa, a primeira derrota de Hitler, que tinha porobjetivo esmagar a União Soviética numa operação rápida, antes do fim da guerra contra a Inglaterra, ocupando Moscou, centro econômico vital daquele País.
Assim, em 22 de junho de 1941 o pactode não-agressão com a URSS foi rompido, dando início à guerra contra a URSS. Um exército que já estava preparado e experimentado atacou outro completamente desprevenido.
A uma velocidade dequase 30 km por dia, as tropas alemãs haviam penetrado centenas de quilômetros cerca de três semanas após a invasão. Era imperioso para os soviéticos tentar detê-las ou reduzir a velocidade do seuavanço.
Os soviéticos estabeleceram-se em posições defensivas em linhas transversais, em relação ao eixo de progressão alemão, mas não conseguiram deter o avanço alemão. Porém, ossoviéticos, prevendo possíveis dificuldades em se manter o terreno, já haviam planejado e iniciado as preparações de uma linha de rebatimento, balizada pelas cidades de Volokolansky – Naro Fominsky quepropiciava muito boas condições para a defesa.
Por volta de 5 de dezembro, as forças alemãs haviam se exaurido e se colocaram na defensiva, o que permitiu ao Comando Soviético organizar uma...
tracking img