Monografia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 14 (3304 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa fazer uma pequena análise da obra Metade Cara, Metade Máscara de Eliane Potiguara, cujo objetivo é apresentar à sociedade brasileira o pensar dos povos indígenas, oferecendo-nos um olhar de dentro para fora.
Com este propósito o trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira parte encontra-se uma explanação sobre literatura oral. Na seqüênciaapresenta-se uma pesquisa sobre a literatura indígena seguido, da biografia de Eliane Potiguara. Finaliza-se este trabalho com a análise do livro.

2 LITERATURA ORAL

Essa literatura, seria limitada aos provérbios, adivinhações, contos, frases-feitas, orações, cantos, ampliou-se alcançando horizontes maiores. Sua característica é a persistência pela oralidade. A fé é pelo ouvir, ensinava São Paulo.(CASCUDO, 1984, p. 23).

Literatura oral é uma narrativa transmitida por um narrador a um grupo de ouvintes. Essas narrativas passam de geração em geração desde a Pré-História. Tem como objetivo manter as tradições, costumes, lendas e mitos. A literatura oral é considerada uma importante fonte de memória popular e revela o imaginário do tempo e espaço onde foi criada. Ela foi a primeira espécie dehistória e, a partir, dela foram criados vários gêneros narrativos como o conto (popular, maravilhoso, de fadas), as parábolas, as lendas e os mitos. Por meio dessa diversidade de narrativas, entra-se em contato com ideias que já fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. Acredita-se que muitas destas estórias são modificadas com o passar do tempo.

O método não é lógico, dogmático,funcional ou aplicável geral ou universalmente como sistema mecânico, técnico ou científico, mas perspectiva polifônica de diálogo, apreensão, compreensão, reconstrução, imaginação, criação e destruição de realidades, políticas, experiências, falas e vidas. (CALDAS, 1999, p. 69).


O surgimento da escrita e a oficialização da história humana no planeta, auxiliou o homem a registrar os fatosantes passados oralmente. Surgiu também a figura do autor que, na literatura oral era anônimo e coletivo. A importância de conhecer essa literatura é ampliar o nosso conhecimento de mundo e da história do homem. Abrir horizontes para o universo cultural da humanidade é um forma de crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. Mas, além de conhecimentos, essas histórias - em especial por suaengenhosidade - também entretêm e proporcionam diversão.

3 LITERATURA INDÍGENA
Segundo Jecupé (2000, p.20) antes de existir a palavra índio para designar todas as nações indígenas, já existia o espírito índio espalhado em centenas de tons. Os tons foram se dividindo por afinidades, formando clãs, que formaram tribos, aldeias, e constituíram nações. De modo que o índio é uma qualidade de espírito postaem uma harmonia de forma.
Com a chegada do homem branco, a cultura indígena, os costumes e as crenças foram quase extintas. Os europeus introduziram sua cultura e todos os seus hábitos na vida dos índios, fazendo com que eles perdessem seus costumes e passassem a cultivar a cultura dos brancos, e em quase todas as tribos, com exceção de poucas, os brancos conseguiram seu objetivo de expandirsuas crenças e seus valores entre os índios. Essa troca iniciou-se com o escambo que era uma forma de engodo, pois, trocavam mão- de - obra indígena por objetos sem valor. As doenças também foram uma herança dos colonizadores, que infectando e matando muitos índios.
Hoje o que se vê é justamente o contrário do que se via no século XVI. Durante esses 500 anos os índios foram perdendo sua identidadee, em muitos casos, já não se consideram índios, mais sim pessoas urbanizadas. A preservação dos índios em seu habitat natural, a valorização dos costumes indígenas, a educação, a saúde e as condições para a sobrevivência (como introduzir a caça e a pesca nas comunidades), são formas para não se perder esses elementos culturais que, de uma forma ou de outra, estão em nossa sociedade. Uma maneira...
tracking img