Motivação

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (545 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Seguindo a perspectiva de Antunes (2003), aprendizagem significativa, deve ser eficiente quando são despertados a coerência, a motivação e ointeresse do aluno. De acordo com o mesmo autor, os fatores emocionais recebem uma significativa relevância:

A verdade é que nossos sentimentos, nossas paixões e anseios mais profundos constituem umaforça extraordinária que, muito mais do que cultura, conduz nossas esperanças de felicidade. A evolução de nossa espécie deu à emotividade um papel essencial para a solução dos problemas mais proeminentesda vida. É ela que nos conduz quando surgem provocações essenciais para serem deixadas apenas à nossa pobre intelectualidade (ANTUNES, 2003, p. 23).

Chalita (2004) acredita que a habilidadeemocional é essencial para que o aprendiz tenha êxito ao desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais. Com isso, ao lidar com emoção, trabalha-se com a libertação do ser humano que começa a se sentirautônomo e com a possibilidade de aprender. Desse modo, Vasconcelos (2009) assegura que no processo de ensino e aprendizagem o educando e o educador estão em uma troca permanente de informações.
Épossível levantar, juntamente com Vasconcelos (2009), a probabilidade de criar-se, na sala de aula, um ambiente fértil e saudável para o debate e a reflexão:

O cognitivo não se dá de uma formasatisfatória sem esse pano de fundo da afetividade. Para que o estudante aprenda, ou para que nós educadores aprendamos, importa que a nossa afetividade e a do nosso educando nos disponibilize para aaprender: “eu desejo aprender”, “gosto de aprender”, “estou disponível para aprender isso”; “tenho interesse nisso”, “tenho prazer em aprender isso”, “meus olhos brilham quando compreendo uma coisanova”... Sem essa abertura afetiva, dificilmente alguém aprenderá efetivamente alguma. Mais que isso, sem ela, não se fará nada com satisfatoriedade, nem no trabalho, nem na vida pessoal, nem nos...
tracking img