Resenha Viotti

Páginas: 8 (1939 palabras) Publicado: 24 de noviembre de 2012
Da Senzala à Colônia - Escravos e homens pobres

Concluído em 1964, como tese de livre-docência apresentada na USP, publicado em 1966, "Da Senzala à Colônia"
Um trabalho traz as marcas de seu tempo, não só das condições particulares de quem escreve, mas também das que o possibilitaram. Conforme afirma a autora no prefácio à segunda edição, em que incorpora alguns textos produzidosaté aquele momento, foi fruto de "um processo coletivo de reflexão", tendo na chamada "escola sociológica paulista" sua grande inserção.
"Da Senzala à Colônia" teve grande difusão, tornando-se referência historiográfica obrigatória.O livro aborda a questão da transição do trabalho escravo ao livre nas áreas cafeeiras paulistas. Mesmo após o término do tráfico atlântico, em 1850, a expansãocafeeira não diminuiu de intensidade. Ao contrário, expandiu-se em novas áreas de cultivo nas regiões com condições geográficas ainda mais propícias -incluindo a "terra roxa"-, em direção ao Oeste de São Paulo.
Foram momentos diferentes de instalação de lavouras. No primeiro, contou-se com uma oferta ampla de africanos e, a partir da década de 1850, com uma lavoura já em processo deenvelhecimento, com uma oferta interna, mediante o tráfico inter e intraprovincial. Um dado, no entanto, era irrefutável: esta oferta interna, admitia-se contemporaneamente, não daria conta de uma expansão que se acentuava. Tornava-se imprescindível buscar outro tipo de trabalhador.
Em vez de a explicação sobre as diferenças de atitudes dos fazendeiros do Oeste novo e dos vale-paraibanos ser a"mentalidade" empresarial dos primeiros e senhorial dos últimos, foram as condições de instalação de suas lavouras que propiciaram, ou não, o apego à mão-de-obra escrava. A persistência da expansão do café, cada vez mais rentável no mercado externo, teria de prescindir do trabalho escravo. A autora insurgia-se contra as explicações puramente políticas sobre a abolição, em consonância com a ruptura daforma de se verem os processos históricos inaugurada, no sentido econômico-social, por Caio Prado Júnior.
O desenvolvimento de suas argumentações passa pelas primeiras e malogradas tentativas de utilização do imigrante como mão-de-obra; as transformações nos meios de transporte; as formas e mudanças nos processos de beneficiamento do café; o final do sistema escravista; os sucessos dapolítica imigrantista de São Paulo; as condições de vida do escravo, até desembocar na temática das idéias abolicionistas, tema mais bem desenvolvido em seus trabalhos posteriores.
As marcas deixadas pelo trabalho de Emília Viotti da Costa são incontestáveis. Basta passar os olhos pela produção historiográfica dos últimos 30 anos sobre lavoura cafeeira e abolicionismo para se perceber suainfluência marcante. Mas, como processo quase natural, a história e suas interpretações não ficaram estáticas durante todo esse tempo.
Já no prefácio à segunda edição, a autora tenta responder algumas críticas e desenvolver argumentações sobre pontos que se mostraram controversos. São vários. Elegerei somente alguns deles. Certamente, por se tratar de um trabalho que se propõe a analisar amão-de-obra, os escravos tiveram papel destacado. Nesse aspecto, as contestações foram mais acirradas nos últimos anos, justamente por estar a autora inserida num grupo -composto por Florestan Fernandes, Octávio Ianni, Roger Bastide, Fernando Henrique Cardoso- que tinha formas similares de interpretar a vida no cativeiro.
É especialmente por essas contestações que a análise mais frágil do livro deEmília Viotti é, para a historiografia atual, a que trata das condições de vida dos escravos. Baseada quase que exclusivamente em relatos de viajantes, a falta de crítica a essa fonte (deslize comum a vários outros grandes pesquisadores de nossa história, a começar por Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior) enfraquece suas conclusões.
Em momento algum a autora levou em conta os juízos de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha Início
  • O Que É Direito?
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS