Teoria de clima organizacional de sbragia (1983)

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (657 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 14 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Sbragia (1983) propôs uma nova teoria sobre clima organizacional, baseado em um estudo exploratório conduzido sobre o clima organizacional em instituições de pesquisa brasileiras. A hipótese por trásdo estudo foi Os objetivos do estudo foram:

- Conhecer a percepção quanto ao clima organizacional das instituições de pesquisa;
- Identificar as grandes deficiências de clima organizacional dasinstituições, e portanto as áreas para concentrar esforços na busca de soluções que possam trazer maior integração;
- Determinar se uma melhor integração entre as metas individuais e coletivas dasinstituições favorecem o desempenho da organização como um todo.
- Formular bases de uma escala de avaliação do clima organizacional para instituições de forma geral.

Um questionário foiadministrado a 85 indivíduos pertencentes a 13 instituições com o intuito de medir 20 dimensões de clima organizacional. Além das 7 já descritas no trabalho de Litwin e Stringer, as outras 13 dimensões quecompuseram o trabalho de Sbragia incluem:

- Estado de tensão: este parâmetro está relacionado à predominância na dualidade razão versus emoção guiando as decisões
- Ênfase na Participação: relacionadaao nível de participação efetiva dos colaboradores no processo decisório, com relação a idéias e sugestões. Examina se na organização os decisores se fecham em si ou se consultam outras pessoas daequipe.
- Proximidade da Supervisão: medida focada na independência dos colaboradores. Examina a relação entre superiores e subordinados, se há o exercício de grande controle por parte da gerência ou seos subordinados têm liberdade para tomar suas próprias decisões, fixar sua forma de trabalho e expressar suas idéias.
- Consideração humana: descreve como e o quanto as pessoas recebem de atenção emtermos humanos;
- Autonomia Presente: parâmetro que guarda alguma relação com a proximidade da supervisão, mede essencialmente o nível de autonomia do subordinado com relação à tomada de decisão,...
tracking img