Viver A Dois É Uma Arte? Um Estudo Antropológico Da Homoconjugalidade Masculina Por Anderson Silvapublicado 30/03/2010 Sociologia Avaliação: Sem Avaliações Um Estudo Antropológico Da Homoconjugalidade Masculina

Páginas: 11 (2646 palabras) Publicado: 15 de febrero de 2013
ENAH
Exame de compreensão de leitura
Lei o artigo e responda as dez perguntas ao final da leitura. Escreva as suas respostas em espanhol.
Nome:
VIVER A DOIS É UMA ARTE? Um estudo antropológico da homoconjugalidade masculina
Por Anderson SilvaPublicado 30/03/2010 Sociologia Avaliação: Sem avaliações
Um estudo antropológico da homoconjugalidade masculina
"O amor é que é essencial
O sexo ésó um acidente
Pode ser igual
Ou diferente.
O homem não é um animal:
É uma carne inteligente,
“Embora às vezes doente”.

Fernando Pessoa

A despeito das uniões entre pessoas do mesmo sexo ser uma prática que sempre esteve presente na história da humanidade (FOUCAULT, 2006 e WEEKS, 1985), obedecendo a várias regras e normas estabelecidas por estas mesmas sociedades, nas quais estaspráticas se realizam, a conjugalidade homossexual é um tema ainda recente nos estudos antropológicos. A discussão dessa temática inicia-se com os estudos sobre as novas configurações familiares, que tentam desnaturalizar e desmistificar a idéia de família nuclear e da heterossexualidade como o modelo a ser seguido pelos indivíduos [1].

Essas reflexões fundamentaram alguns estudos. Essas abordagensdefinem as relações homossexuais, bem como as heterossexuais como vínculos baseados nos valores fundantes das vivências familiares contemporâneas, ou seja, o carinho, o "amor", o companheirismo, o respeito e/ou reconhecimento do casal pelos vizinhos e por parentes [2] instrumentaliza os homossexuais na construção e manutenção de suas relações. Portanto, a conjugalidade ganha evidência a partir dosestudos da transformação da família, que colocou em evidência o reconhecimento do casal gay como elemento de reflexão acerca da realidade afetivo-sexual dos homossexuais brasileiros [3]. Nesse sentido, a aceitação das relações estáveis [4] entre homossexuais é influenciada pelos papéis conjugais que estão presentes nas representações e práticas sociais, referentes à família e que, segundo Mello(2005, p. 46) possui uma relação com a generalização do divórcio e da monoparentalidade presentes na sociedade contemporânea (DIAS, 2003).

É através dos estudos de conjugalidade homossexual que nos deparamos com a idéia de estabilidade nessas relações. Segundo Heilborn (2004) toda relação estável ganha um status de aceitação e reconhecimento da sociedade, possibilitando à díade sua inserção nosdiferentes grupos sociais. Essa autora confirma a colocação de Rubin (1989) quando elabora o conceito de hierarquia sexual na sociedade ocidental. Ela diz que a aceitação de um casal homossexual perpassa pela constituição de comportamentos e práticas cotidianas próximas daquelas vivenciadas pelos heterossexuais casados, monogâmicos e procriadores, que se enquadram na classe das práticas normais ousaudáveis. É esse desejo, individual e/ou coletivo, de inserção num grupo, que os membros do casal buscam alcançar para que tenham garantidos os direitos e deveres correspondentes a construção e manutenção de laços afetivo-sexuais (Heilborn, 2004 e GOMES, 2003).

Diante dessa visão, em que estabilidade pode ou não levar a aceitação e/ou reconhecimento da conjugalidade entre pessoas do mesmosexo, os homossexuais masculinos, segundo Matos (2000) e Heilborn (2004) [5], dão sentido aos aspectos da vida cotidiana mediante a consolidação de arranjos e práticas conjugais, tais como: a divisão do trabalho doméstico, o cuidado com a relação e a construção do respeito mútuo. Esses roteiros possibilitam o estabelecimento de laços afetivo-sexuais fundados em uma representação do que é construir emanter uma relação estável baseados nas construções de parcerias heterossexuais. É nesse contexto que o problema referido anteriormente se coloca.

Existem vários estudos que tentam dar conta dos diferentes aspectos da homossexualidade. Destacam-se aqui as abordagens que buscaram mostrar como os homossexuais foram representados pelas sociedades ocidentais nos vários períodos da história...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Um estudo da evolução da padronização das normas contábeis no brasil: uma expectativa para o futuro
  • Vernant, Um Teatro Da Cidade
  • Crime, Diagnóstico Psiquiátrico E Perfil Da Vítima: Um Estudo Com A População De Uma Casa De Custódia Do...
  • Estudo e Implementação De Um Sistema De Interacção Entre Fax e Email
  • Analise de um relatório de estágio metodologias da educação
  • INTRODUCCIÓN AO ESTUDO DA ECONOMÍA MUNDIAL
  • Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: um estudo...
  • Avaliação da aprendizagem matematica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS