A organização escolar como factor educativo

Páginas: 19 (4544 palabras) Publicado: 11 de febrero de 2011
X Congresso

30 de Abril e 1 e 2 de Maio de 2009

345 - A Organização Escolar como factor Educativo Nuno Augusto Lopes Vicente Grupo de Desarrollo Organizativo, en el marco del Máster en Consultoría y Gestión de Procesos de Desarrollo Organizativo da Universidad de Valladolid – nunoaugusto@hotmail.com

1. Da escola de Qualidade Mínima Garantida à Escola com Garantia de Qualidade No ano de2004, publicamos na editora “ASA” um livro com o título “Guia do Gestor Escolar – Da escola de qualidade mínima garantida à escola com garantia de qualidade” onde se tentava perceber a escola portuguesa no contexto da OCDE, especialmente no que se referia ao sucesso educativo dos alunos, bem como à influência da Organização Escolar no Processo Educativo. Propusemos então os conceitos de “Escola deQualidade Mínima Garantida” e “Escola com Garantia de Qualidade”. 1.1 Escola de Qualidade Mínima Garantida: A Escola de Qualidade Mínima Garantida é uma escola regulada centralmente em que a estrutura organizativa e normativa segue o mesmo padrão a nível nacional, na qual os professores desenvolvem isoladamente o processo de ensino/aprendizagem na “sua sala de aula” com base no ensino simultâneo,numa pedagogia colectiva. A administração educativa, centralista e centralizada garante a sustentabilidade do sistema por via da normalização e do controlo de eventuais desvios à norma, recorrendo continuamente a medidas administrativas reactivas, justificadas actualmente pela necessidade de aproximar (estatisticamente) Portugal dos restantes países da OCDE. Pretende-se assim, diminuir o índice deretenções, de abandono e da violência. No entanto, a administração não pode garantir que essas medidas - porque impostas superiormente - se reflictam efectivamente na qualidade do sistema e no sucesso educativo de cada escola e de cada aluno. Para a administração, parece ser suficiente que os alunos permaneçam na escola durante o seu horário, que não existam grandes conflitos, que o sistema nãoentre em colapso e que no final do ano lectivo as estatísticas relativas ao sucesso de cada escola estejam compreendidas dentro de parâmetros nacionais e estes se aproximem das médias europeias e da OCDE.

1
Em: Investigar, Avaliar, Descentralizar – Actas do X Congresso da SPCE (CdRom): Pasta 6_Cmcs_AT2 – Organização e Administração da Educação, Mesa nº 11; Comunicação nº 345. Organização de:FERREIRA, Henrique; Sofia BERGANO; Graça SANTOS; Carla LIMA. Bragança, SPCE e ESE/IPB, 2009.

X Congresso

30 de Abril e 1 e 2 de Maio de 2009

1.2 Escola com Garantia de Qualidade: Escola com autonomia pedagógica com todas as suas implicações ao nível organizacional e financeiro, planificando e desenvolvendo proactivamente as suas actividades com referências universais ao nível dos valores eda ética e nacionais, no que concerne à unidade na acção. A actividade dos professores trabalhando em equipa é desenvolvida com base em pedagogias activas tratando cada aluno como ser irrepetível que é, com vivências, expectativas e um ritmo próprio de aprendizagem. Cada escola tem uma missão clara e assumida por toda a comunidade escolar e como fim último a vivência de uma cidadania activa numambiente integrador. Os processos assumem fulcral importância, o caminho faz-se caminhando.

1.3. Escola com Garantia de Qualidade: A Escola de Qualidade Mínima Garantida é portanto uma escola controlada centralmente, estandardizada, que dificilmente poderá entrar em colapso independentemente da qualidade dos profissionais e das metodologias. Essa estabilidade tem no entanto como contraponto ofacto de dificilmente vir a ser uma escola de excelência pelas limitações inerentes a uma normalização redutora imposta pela Organização que valoriza o fim em detrimento dos processos. A eficácia é uma referência permanente. Apesar de tudo, há diferenças entre as escolas, até porque as reformas impostas pela tutela não são interpretadas e aplicadas uniformemente por todas as escolas. A Escola com...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • FACTORES DE RIESGO DE VIOLENCIA ESCOLAR (BULLYING) EN LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA
  • La mejora escolar como parte del desarrollo educativo
  • Liderazgo Como Factor Clave En La Calidad Educativa
  • Cómo influye la gestión escolar en los resultados educativos
  • La institucion escolar como espacio educativo actual
  • factores educativos
  • Falta de apoyo de los padres como factor negativo en el rendimiento escolar de los adolescentes
  • Como Factorar

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS