Anorexia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (362 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
A anorexia nervosa é um transtorno mental, em que se verificam limitações dietéticas auto-impostas e padrões peculiares de manejo da comida, com uma significativa perda de peso, induzida e/oumantida pelo doente. Há uma obsessão pela magreza e um pavor em engordar, somados a uma perturbação da imagem corporal (acham-se gordos, estando cada vez mais magros).
É uma doença no mais profundosentido da palavra, porque remete para a unidade psicofisiológica do ser humano, impedindo o discurso dualístico corpo/emoções, mente/espírito, self/pensamento, dado que a essência do distúrbio estáprecisamente na descontinuidade dessa unidade indissolúvel, que é condição para a saúde e para a vida humana. Não será por acaso que ela surge em fases da vida do homem em que essa unidade psicofisiológicasofre modificações contextuais, decorrentes de alterações biológicas e necessidades de adaptação psicossocial.
As consequências físicas da restrição alimentar são muitas e podem ir até à morte. Apele vai ficando seca e descamativa, desidratada, enrugando-se sobre o pouco que resta dos tecidos que rodeiam os ossos; a pele cobre-se de uma penugem designada “lanugo fetal”; os cabelos começam aficar secos e baços, quebradiços, podendo conduzir à sua queda; palpitações com taquicardia, passando depois a bradicardia; hipotensão, com tonturas e mesmo desmaios.
Inicialmente a jovem ésuperactiva, mas a pouco e pouco, passa a apresentar cansaço, a ter períodos de sonolência, caindo por fim em letargia. Os acidentes de risco nestes jovens quando atingem uma fase avançada, são as arritmiascardíacas, sobretudo por falta de potássio e as complicações renais. Também a nível sanguíneo se vai instalando uma anemia por falta de ferro e vitamina B12. Os glóbulos brancos também começam adiminuir e portanto as defesas em relação às infecções diminuem. Invariavelmente o colesterol está a aumentar, o que parece explicar-se pelo facto de a sua excreção na bílis estar diminuída.
Uma das...
tracking img