Dormência de sementes

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1526 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Agrárias
Disciplina: Silvicultura
Professor: Arney Eduardo do Amaral Ecker
Acadêmico: Nadia Estefania Mirabella

Fatores que promovem a dormência em sementes florestais

1. Introdução.
A semente é o óvulo desenvolvido após a fecundação, que contém o embrião, as reservas nutritivas e o tegumento. Após a semente ter atingido amaturidade é normal que ela passe por um período onde o desenvolvimento e o crescimento do embrião permanece estacionado (latência). O ressurgimento desses processos recebe o nome de germinação.
A germinação é uma seqüência de eventos fisiológicos influenciada por fatores externos (ambientais) e internos (dormência, inibidores e promotores da germinação) às sementes: cada fator pode atuar porsi ou em interação com os demais. A germinação é um fenômeno biológico que pode ser considerado pelos botânicos como a retomada do crescimento do embrião, com o subseqüente rompimento do tegumento pela radícula. Entretanto, para os tecnólogos de sementes, a germinação é definida como a emergência e o desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, manifestando a sua capacidade para dar origema uma plântula normal, sob condições ambientais favoráveis. Em síntese, tendo-se uma semente viável em repouso, por quiescência ou dormência, quando são satisfeitas uma série de condições externas (do ambiente) e internas (intrínsecas do indivíduo), ocorrerá o crescimento do embrião, o qual conduzirá à germinação. Por isso, do ponto de vista fisiológico, germinar é simplesmente sair do repouso eentrar em atividade metabólica. Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperatura, a disponibilidade de água e o oxigênio.
Mesmo sob condições ambientais favoráveis à germinação, a semente não germina dizemos que ela encontra-se no estado dormente. O termo dormência de sementes aplica-se à condição das sementes viáveis que não germinam apesar de lhes seremfornecidas as condições ambientais adequadas para germinarem (ex. água e temperatura conveniente).  O fenômeno de dormência nas sementes provém da adaptação das espécies às condições ambientais em que se reproduzem.  É, portanto, um recurso utilizado pelas plantas para germinarem na época apropriada ao seu desenvolvimento, e que visa á perpetuação da espécie.
Neste trabalho vão ser apresentadosos tipos de dormência, as causas da dormência e os principais fatores que promovem este mecanismo, e finalmente como pode este fenômeno afetar a produção ou utilização de sementes florestais para a produção de mudas.
2.DESENVOLVIMENTO

2.1. Tipos de dormência

Consideram-se fundamentalmente dois tipos de dormência, a dormência primária ou inata e a dormência secundária ou induzida.A dormência primária é aquela que se encontra imediatamente após o crescimento do embrião parar, quando a semente se encontra na planta mãe.  Esta dormência já existe, portanto, quando colhemos as sementes, por isso também é chamada “dormência de pós-colheita”.  Este tipo de dormência impede a semente de ter uma germinação vivípara, bem como, durante algum tempo após o amadurecimento e acolheita das sementes.  Existe sempre alguma variação na duração do período de dormência das sementes de uma planta (polimorfismo).
A dormência secundária ocorre em algumas sementes que são capazes de germinar após a colheita, mas que logo perdem sua capacidade de germinação quando são mantidas durante certo tempo sob condições desfavoráveis. É um tipo de dormência induzida pelas condiçõesambientais, isto pode ocorrer quando pelo menos uma das condições essenciais para a germinação é desfavorável.

2.2. Fatores que promovem a dormência.
2.2.1. Próprios da semente.
a) Tegumento impermeável.
A casca da semente, e recoberta, ou constituída, de substancias que exerceriam diretamente o papel de obstar a entrada da água. As seguintes substâncias têm sido descritas como conferindo...
tracking img