Economia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (582 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Estarão a China e os Estados Unidos a praticar uma politica de exportação de inflação para a União europeia? Neste momento existe um sério risco de a União Europeia e nomeadamente os países do Euroterem os seus principais instrumentos de controlo de preços limitados pela politica monetária chinesa e pela irresponsável fiscal americana. Como pode isto acontecer? Muito simplesmente pelo facto de apolitica monetária neste momento ser apenas eficaz num dos seus objectivos, controlo de preços ou estabilidade cambial. Qualquer aumento da taxa de juro na zona Euro perante uma moeda chinesa mantidaartificialmente desvalorizada e um dólar desvalorizado pelos défices gémeos e excesso de dívida provocará sempre uma apreciação do Euro em relação a estas divisas. No entanto perante pressõesinflacionistas de curto e médio prazo esta é a única politica possível neste contexto.

Quais serão as consequências se nada se alterar? Basicamente o que já aconteceu à balança comercial americana emrelação aos países asiáticos mas provavelmente num contexto de ortodoxia fiscal. Neste cenário uma expansão das importações para a UE devido a uma apreciação anormal do Euro poderá levar a um cenário dedéfice exagerado na balança de transacções correntes num cenário de taxas de juro baixas, o que implicará inevitáveis pressões para a existência de uma aceleração do nível de preços no médio prazo, sendoque existem indicações que este fenómeno poderá já estar a ocorrer.

Existem opções? Sim , algumas mas nenhuma interessante se não existir coordenação da política macroeconómica entre estes trêsblocos económicos. A UE pode sempre intensificar a sua ortodoxia fiscal e impor barreiras comerciais para limitar o desequilibro previsível na sua balança de transacções correntes, mas isso provocaráuma limitação do crescimento da actividade económica que apenas poderá ser equilibrado através de ganhos na produtividade.

Porque se arrasta esta situação que ameaça o crescimento destas três...
tracking img