Estudiar portugues con estilo

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (498 palabras )
  • Descarga(s) : 4
  • Publicado : 17 de noviembre de 2009
Leer documento completo
Vista previa del texto
Irma González [linguista]
08-11-2007 | recensão
Estudar português com estilo
Em Complementos Indirectos, Clara Pinto Correia aborda o discurso oral e escrito na sua condição de escritora eprofessora universitária; o que equivale a dizer que a autora se debruça sobre o exercício da linguagem verbal enquanto núcleo de tensão linguística, mas formado ao mesmo tempo no âmbito dos discursoscientífico e poético.
A escritora e bióloga é, nesta obra, alheia à fatalidade dos saberes escindidos e propõe a palavra na sua condição integral, como sendo mais uma parte da constituição orgânica dainteracção comunicativa em sociedade.
Tanto a biologia como as aprendizagens da vida proporcionam-lhe o suporte para traçar analogias, onde a actividade literária, o viajar, o pensar, tal como oHomem e a sua linguagem verbal, se conjugam num ponto primordial que determina uma finalidade comum: «escrever como se a sua alma dependesse disso».
Se, à primeira vista, pode causar surpresa o tom queClara Pinto Correia propõe para analisar o fenómeno da língua, logo o leitor se familiariza com o modo como a autora integra os tópicos próprios dos usos linguísticos em «bom português» - que nestaobra ganham uma nova vida - com a reflexão sobre a vida e os afazeres da fala e da escrita quotidianas.
Sempre com o objectivo de quebrar a monotonia e propor desafios com implicação directa naprestação oral e escrita de alunos exigentes, professores de língua e outros interessados, concebidos de um ponto de vista nada tradicional mas seguindo com rigor as noções essenciais de uma gramáticasegura da língua portuguesa, a obra tem como último propósito fornecer material para o treino versátil da fala e da escrita, com capacidade de adaptação a diferentes circunstâncias e graus dedesenvolvimento dos destinatários, num programa que estimula e facilita as aprendizagens.
Na primeira parte há um percurso elucidativo que vai de um modo discursivo a outro diametralmente oposto - da poesia à...
tracking img