Metas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (513 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 28 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
"A distância mais curta entre dois pontos é uma linha recta."
Esta declaração explica perfeitamente o benefício da definição de metas. Estabelecer metas para si, profissionalmente e pessoalmente,pode ajudá-lo atingir os objectivos que lhe são importantes.
Como fazer para definir metas?
O primeiro passo é parar para pensar e determinar o que é importante para si. Podem ser questõesrelacionadas com a saúde, a carreira e/ou a vida familiar - podem ser muitas coisas, que devem ser colocadas por ordem de prioridade. Esta etapa irá evitar a possibilidade de assuntos importantes serempreteridos por distracções e dar-lhe-á algo em que se concentrar/focar; caso contrário, você corre o risco de flutuar num constante estado caótico, sem conseguir nada.
Em seguida, estabeleça as suas metas deforma positiva e escreva a frase correspondente, ou seja e por exemplo: "Aprender a falar fluentemente e entender inglês" versus "Não soar atrapalhado sempre que falo inglês." Percebe a diferença? Aspalavras que você usa para definir as suas metas também determinam os seus sentimentos para com elas. Portanto, use palavras positivas!
Defina as suas metas em termos muito específicos. Certifique-seao identificar qualquer etapa das fases e datas-limite para a sua realização, bem como, de que forma você irá medir o sucesso. Esta acção é fundamental, pois não só lhe vai dar um cronograma aseguir, mas também um marcador de realização.
As metas definidas por si têm de ser realistas e alcançáveis. Nada pior e desanimador do que não atingir uma meta que era muito grande. É justo dizer quequerer ser a próxima Maria João Pires em três anos não é um objectivo muito realista, mas talvez, comprometer-se a ir a um X-número de audições seja razoável. Deixe o seu senso comum ser o seu guia nocontrolo do alcance das suas metas.
Em contrapartida, não estabeleça metas que são demasiado simples. Muitos de nós temem a decepção e a falha, definimos metas que nos oferecem pouco desafio ou esforço...
tracking img