Sindrome de down

Páginas: 23 (5568 palabras) Publicado: 20 de diciembre de 2011
PRIMEIRO ARTIGO (sobre os exercícios corporais))

* Artigo publicado na Revista "Temas sobre Desenvolvimento" - Ano 3, n.17, março/abril 1994, p.13-21, da editora "Memnon Edições Científicas"

Telefax (011) 6941.9221 - E-mail: memnon@netalpha.com.br

Observ.- O título do artigo, por equívoco, foi publicado como "Reorganização Neurológica" (vide citação correta na pg. 19 da própriaRevista).

REORGANIZAÇÃO NEUROFUNCIONAL

(Método Padovan)

"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o misterioso. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e arte."
EINSTEIN

Vamos falar de coisas muito simples e conhecidas de todos nós. São simples porque pertencem à natureza e nós as conhecemos atavicamente.Se plantarmos um grão de feijão num ambiente adequado, já sabemos de antemão o que vai ocorrer: ele vai brotar, crescer com suas características próprias, vai dar vagens dentro das quais encontraremos sementes iguais àquela que plantamos. Isto acontece porque cada semente possui um programa genético bem determinado.

Todo ser vivo é assim. Desta forma, já se sabe o que vai ocorrer no seudesenvolvimento. O mesmo se passa, portanto, com o ser humano: nasce um bebê e sabemos que, no futuro, ele deve atingir as características de um ser adulto, homem ou mulher. Tudo isto nos parece tão natural que sequer atentamos para os milagres que se desenrolam à nossa frente, a cada dia! É um botão de flor que desabrocha; um joão-de-barro que constrói sua casa, sem nunca tê-lo aprendido; uma criançaensaiando seus primeiros passos! Em cada ser vivo está sempre ocorrendo alguma mudança.

Também no ser humano estas mudanças acontecem, desde que é gerado até o momento de sua morte. E isto é o que denominamos de desenvolvimento. Não importa que este desenvolvimento seja motor, ou de linguagem, ou intelectual, ou mesmo emocional. Tudo é desenvolvimento. Mesmo na nossa personalidade ocorremmudanças, conforme nossas vivências e nossos aprendizados. Não é porque já somos adultos que paramos de nos desenvolver... Sempre estamos nos modificando, queiramos ou não, graças às sábias leis da natureza!

ANDAR - FALAR - PENSAR

Ao estudarmos o desenvolvimento de um ser humano, muitas abordagens podem ser enfocadas. Para Steiner (1981), uma das conexões mais importantes para conhecimento eaplicação na educação - e, por extensão, também num processo terapêutico - é o que se refere às relações entre o ANDAR, o FALAR e o PENSAR. Ele afirma que estas três atividades definem o ser humano como tal: "o homem é o ser que anda ereto, usa uma linguagem codificada e elabora idéias, isto é, o ser que pensa". É importante compreender como Steiner (1981) caracteriza cada uma dessas atividades.ANDAR não é um simples locomover-se. Erguer-se e andar ereto é apenas o traço mais visível de um processo muito mais amplo e complexo. É um processo evolutivo que leva a criança de uma posição horizontal à posição vertical. Ela vai ter que vencer a força da gravidade e colocar seu corpo no espaço, com equilíbrio e harmonia, dominando todas as direções espaciais. Até conseguir ficar de pé acriança passa por várias fases: rola, rasteja, engatinha e anda. Isto ocorre, entretanto, no caso de uma criança que tenha todo o desenvolvimento normal. Ela pode, porém, não cumprir, ou não cumprir integralmente, todas estas fases. E dizemos, então, sabiamente, que ela, por exemplo, "pulou" o engatinhar. E porque dizemos que "pulou" uma fase? Porque, mais uma vez atavicamente, sabemos que é naturale normal que ela engatinhe. Todas estas fases são inerentes à própria natureza humana e são atingidas por impulsos do próprio organismo. Se pertencem ao programa genético humano, naturalmente devem ser importantes dentro do desenvolvimento de uma criança.

FALAR não se restringe apenas à palavra oral, mas abarca qualquer tipo de comunicação. Há vários tipos de linguagem: gesto, mímica,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Sindrome de down
  • Sindrome Down
  • Síndrome Down
  • Sindrome De Down
  • sindrome de down
  • Sindrome de down
  • Sindrome de down
  • Sindrome De Down

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS