Um paralelo sobre educacao infantil brasil x espanha

Páginas: 19 (4624 palabras) Publicado: 28 de noviembre de 2010
BRASIL x ESPANHA
Um paralelo sobre a Educação Infantil

Disciplina : História e Políticas para a Infância de 0 a 6 anos


Introdução:
Conhecer outra realidade da Educação Infantil e compará-la com a brasileira foi a nossa idéia inicial. A escolha do outro país, a Espanha, foi devida a vivência de uma das integrantes da dupla.
Estesdois países também fazem parte de uma Organização de Estados Iberoamericanos para a educação e cultura tendo como objetivo a melhora da qualidade educativa e o desenvolvimento científico-tecnológico e cultural.
Buscamos para a realização deste trabalho, os autores trabalhados durante o nosso curso para a parte que fundamentou a história da E.I. no Brasil, sites governamentais e osautores trabalhados na parte espanhola, são professores de universidades com artigos publicados.
Esse trabalho pretende fazer um sobrevôo na história das creches no Brasil e na Espanha. A idéia é fazer um breve relato dos primeiros centros escolares ou creches, quais foram os motivos que levaram a criação, as leis que regulamentaram a Educação Infantil em ambos os países e os desafios/metasque cada país tem na atualidade.
Em relação a Espanha, foram criadas várias leis desde 1857, no entanto, neste trabalho, apenas incluímos as mais significativas.
Ao final, tivemos a pretensão de traçar um rápido paralelo da Educação Inicial nestes dois países, sinalizando alguns pontos em comum e outros diferenciados.
Brasil
O termo “creche” é tomadoemprestado da língua francesa, onde também designa presépio.
O início da história do aparecimento da creche no Brasil está ligado às modificações do papel da mulher na sociedade e suas repercussões na família, principalmente no que diz respeito à educação dos filhos.
As profundas e rápidas transformações sociais e políticas, como a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação daRepública (1889), abrem no Brasil o caminho para a construção de uma nova sociedade do tipo capitalista. O contexto social era a expansão da industrialização e do setor de serviços, ao mesmo tempo em que crescia a urbanização.
Nesse momento, o atendimento de crianças em creches não era diferente do atendimento em asilos e internatos. Essas instituições destinavam-se basicamente aos filhos demães pobres, de boa conduta, que trabalhavam fora de seu domicílio e às mães solteiras que não tinham como criar seus filhos. O sentimento suscitado nessas mães era a culpa e o atendimento aos seus filhos era considerado uma caridade.
Com o avanço da industrialização no país, as mulheres estavam sendo incorporadas ao mercado de trabalho. As que eram mães enfrentavam o problema de comquem deixar seus filhos? Para algumas, a solução era pagar pessoas de confiança para cuidar deles.
Num passo posterior, fruto de reivindicações operárias, as próprias indústrias passaram a construir creches para que as mães operárias deixassem os filhos quando estivessem trabalhando. A primeira creche surgida no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, dentro desse contexto foi a Creche da Cia.de Fiação de Tecidos Corcovado, fundada em 13 de novembro de 1899. As funcionárias sentiam-se menos preocupadas por saberem que os filhos estavam sendo cuidados e os patrões tinham mães-operárias satisfeitas que produziam melhor. O foco de atenção não estava na criança.
A creche não era defendida tranquilamente por todos, pois trazia à tona conflitos com a defesa do papel materno sob oaspecto médico: amamentação e o aspecto jurídico: abandono de menores. “Mal necessário” era a expressão utilizada para caracterizar a creche, nesse período.
A proposta de constituição das creches era controversa, mas a afirmação de sua necessidade era forte.
Nas décadas de 30, 40, 50 as poucas creches existentes fora das indústrias eram de responsabilidade de entidades...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Um paralelo sobre educação infantil brasilxespanha
  • Educação no brasil
  • Sobre um suposto direito de mentir: um paralelo entre kant, schopernhauer e constant, e alguns conceitos...
  • Brasil X Colombia
  • Promocion X-Box En Brasil
  • Analise de um relatório de estágio metodologias da educação
  • Paralelo sobre conceptos de calidad
  • Informe Sobre La Educación En Brasil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS