Um paralelo sobre educação infantil brasilxespanha

Páginas: 18 (4466 palabras) Publicado: 23 de marzo de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Curso de Pedagogia

Bullying: O Olhar do Professor

Bénédicte Jeanne Marie Victoire Henrique Alves
Edna Regina de Oliveira
Evelyn de Freitas Belasque
Sueli Ferreira Gonçalves

São Paulo
2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADODE SÃO PAULO
Curso de Pedagogia

Bullying: O Olhar do Professor

Bénédicte Jeanne Marie Victoire Henrique Alves
Edna Regina de Oliveira
Evelyn de Freitas Belasque
Sueli Ferreira Gonçalves

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução à Metodologia Científica em Educação

São Paulo
2010

“A intolerância, a ausência de parâmetros queorientem a convivência pacífica e a falta de habilidade para resolver os conflitos são algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a matéria mais difícil da escola não é a matemática ou a biologia; a convivência para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a matéria mais difícil de ser aprendida”

(Cléo Fante)

Sumário

Justificativa 4
Objetivos9
Problema 10
Hipóteses 11
Metodologia 12
Cronograma 13
Anexos 15

Introdução

Escolhemos o tema Bullying, mais precisamente, o conhecimento e a posição dos professores em relação a esse fenômeno atual. Infelizmente, observamos que este problema está cada vez mais presente em nosso cotidiano escolar. Pode ter consequências danosas à integridade física, psicológica e moral de nossosalunos, inclusive traumas que podem perdurar a vida toda.

Podemos observar que a intolerância às diferenças pode ser considerada como a principal causa de Bullying. A sociedade em geral não sabe ou não consegue lidar com o diferente, por isso tenta afastá-lo, tratando-o como um objeto inútil e sem importância. O mesmo acontece com as práticas de Bullying, os agressores não admitem o diferente, porisso tentam inutilizá-lo.

Assim, percebemos que as manifestações de Bullying ocorrem por causa de conceitos estabelecidos socialmente em que uns são considerados superiores a outros, ou seja, legitimam a dominação através de comportamentos que excluem os diferentes.

Nesse contexto, estudar o fenômeno do Bullying e, mais precisamente, entender qual é o olhar dos professores diante desse tipode violência escolar nos parece fundamental.
Justificativa

Sendo um dos objetivos da escola a formação de cidadãos íntegros que devem conviver em sociedade, os prejuízos e consequências advindos do Bullying são preocupantes. O agredido, que se torna vítima e o agressor, que aprende a transgredir regras, disseminando a violência.

A relevância social em se pesquisar Bullying é evidente, nosentido de mostrar que esta prática é um reflexo da degradação dos valores morais da sociedade atual e afeta o processo educativo de maneira direta. A escola, por ser um local homogeneizador, tem função humanizadora de fazer com que os estudantes possam aceitar o diferente.

A primeira parte da justificativa deste projeto de pesquisa é dedicada à exposição teórica de obras que consideramosrelevantes para a compreensão do tema Bullying e suas implicações na escola. Iniciaremos pela exposição da obra de Fante (2005), Fenômeno Bullying, livro considerado referência neste tema. Em seguida, retomaremos alguns pontos do livro Mentes perigosas nas escolas: Bullying de Silva (2010) que discute a ocorrência da agressão na escola, seus sujeitos e possíveis desdobramentos. Na sequência,procuraremos destacar algumas das reflexões de Santos (2007), que investiga a presença do Bullying em uma escola filantrópica. Por fim, apresentamos as considerações feitas por Trevisol (2008), a fim de compreender o Bullying como uma repercussão da crise de valores que predomina na modernidade.

Para Fante (2005), a questão da indisciplina e violência nas escolas vem tomando proporções tão grandes...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Um paralelo sobre educacao infantil brasil x espanha
  • Sobre um suposto direito de mentir: um paralelo entre kant, schopernhauer e constant, e alguns conceitos...
  • Analise de um relatório de estágio metodologias da educação
  • Paralelo sobre conceptos de calidad
  • Um país coma os outros (refleçom sobre portugal)
  • Um punto de vista sobre los conocimientos del contador publico
  • Seminario sobre el maltrato infantil
  • Reflexion sobre la utilidad de la secuenciacion en paralelo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS