Animação socioeducativa e intervenção comunitária

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1317 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 31 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Animação Socioeducativa e Intervenção Comunitária

1) Apresentação

Os componentes ou elementos básicos do fenómeno da animação são: uma acção específica, suscitada por um tipo de animador, que afetam a um grupo específico, com uma intenção particular. Nesse sentido, a animação pode enfatizar tanto o educativo, o cultural e o social, sendo suas três principais áreas de actuação.

Ométodo de ensino de animação tem como objetivo o desenvolvimento pessoal, a transformação de atitudes, tais como pensamento crítico e de responsabilidade, tornando-se um processo de consciência, sensibilidade, motivação e incentivos, com uma metodologia baseada na pessoa e que actua desde as instituições educativas já existentes ou criadas para essa finalidade.

A definição de que a educação, juntoao social e cultural, é um dos fatores determinantes para o surgimento de animação, é devido à transformação da educação, afetadas pelo recente transborde no espaço da educação formal, para não - formal e no tempo da educação temporária e da educação permanente.

Portanto, enquanto a extensão espacial coloca a educação frente a necessidade de se abrir ao ambiente, a expansão desta no tempo,constitui uma reflexão sobre o problema da motivação em indivíduos, situados já fora do âmbito das pressões, institucionais e familiares frente a formação.

Frente a estas duas situações de emergência, hoje nas escolas, a animação socioeducativa serve como uma função propedêutica, tendo um novo papel na educação. Pelos espaços e as técnicas utilizadas, juntamente com a atitude autoritária com que seusa, a animação é para a educação uma intermediária entre a escola e o meio ambiente, sendo motivadora, por si só para iniciar e manter os processos educativos em curso.

2) Fundamentação teórica

O princípio da participação na animação socioeducativa:
O desenvolvimento comunitário, procura desenvolver relações humanas, por meio de reforço da participação e parceria.

O Resultado dessaparticipação, levanta duas características essenciais na metodologia de intervenção, deve ser flexível e adaptável, e oferecer caminhos alternativos de acordo com as intervenções e as contribuições das mesmas pessoas, dos seus interesses, preocupações, limitações, capacidades, etc

OBJETIVOS:

1 . Âmbito pessoal:
• Facilitar a adesão aos objectivos, de acordo com as necessidades, aspirações eproblemas de cada membro e do grupo social.
• Criar condições favoráveis ​​para estimular mais pessoas a reavaliar as suas potencialidades e recursos que podem ser encontradas no seu relacionamento com os outros.
• Incentivar as pessoas a descobrir-se.
• Tornar-se consciente de seu status no mundo e o papel que são chamados a desempenhar.

2. Âmbito social:
• Participar na vida do grupo e dasociedade para a melhoria contínua da qualidade de vida.
• Viver em relação com os outros, aceitação e respeito para cada um, seus valores, crenças e seu ambiente.
• Dar a todos a oportunidade de trocar ideias e de se expressarem livremente, de acordo com seu quadro de referência.
• Eliminar a desvantagem socioculturais e promover a igualdade de oportunidades para todos.
• Tentar eliminar asdiferenças entre os diferentes extratos sociais

Os sentimentos:

*-Educar os sentimentos, sentimentos na educação:

* Esta questão é de importância vital na educação, em muitos casos, abandonados à sua sorte. A impressão enganosa de que os sentimentos são uma realidade inerente, inexorável, escura, misteriosa, irracional e além do nosso controle, provoca um considerável desinteressepela sua educação. Mas a realidade é que os sentimentos são impressionáveis, maleáveis, e se a família e a escola não insistir nisso, é o ambiente social que vai ser o responsável.

<< Os sentimentos são uma dimensão humana que não podemos ignorar, se quisermos promover o desenvolvimento humano integral>> (Chase, 1993, Lyon, 1971; Moreno, 1977 e 1983, Rogers, 1969).
* É...
tracking img