Filosofia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (781 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
A atual crise financeira mundial está colocando em jogo a supremacia capitalista. Há de se concordar que como Marx propôs, todo sistema político-financeiro carrega em si o germe da sua própriadestruição. E é exatamente dessa forma que os valores contrapõem-se, virando do avesso um sistema naturalmente ético, porém distorcido pela ganância do ser-humano, criando, de certo modo, “des-padrões” dedistribuição e centralização de poder.

No âmbito desta tensão contemporânea, isto é, a “guerra-fria econômica”, é relevante o fato de que a hegemonia Norte-Americana está sucumbindo. E o problemacentral não está na ocorrência de perda de poder dos E.U.A., mas sim no impacto que isso causa nos que ali estão alinhados. O fato é que a imaturidade dos ditos capitalistas da nossa época irá custar,não para a sociedade atual, mas sim para as gerações futuras, criada inocentemente sem direito de defesa, por progenitores imaturos, inconsequentes, infundamentados, que desestabilizaram num momentoanterior, o contexto mercadológico e em contrapartida, o contexto ético-social.

Maquiavel, sempre julgado sob moral contestável, fundamentava a clássica “os fins justificam os meios”; o fato é que oideal do polêmico autor era fundamentado somente à fins memoráveis, de grande proporção, que tivessem grande relevância e impacto para a sociedade e enfim, para o bem coletivo, para conquista e nãomanutenção das aspirações de
alguns. O problema é que o sistema o qual fora criado por capitalistas sem escrúpulos, acabou impulsionando sem chance de reflexão ou previsão a sociedade para um point ofno return o qual chamamos de “crise”. A questão é se podemos realmente chamar de crise, um momento de disputa de hegemonias, de interesses, e até mesmo politicagem, onde a especulação está presentemesmo nos indicadores sociais, com propósito de manipulação.

A ética e a economia são humanamente opostas, entretanto, completam-se, num sistema utópico. Edmund Phelps, congruente à proposição do...
tracking img