Potencial de reuso de água em terminais portuários

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4798 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Reuso de Água

Potencial de Reuso de Água em Terminais Portuários

Juan Carlos Montoya Cisneros





Índice
1.- Sumario Executivo
2.- Introdução
3.- Objetivo do Trabalho.
4.- Efluentes Líquidos Gerados pelos Navios.
a) Águas de lastro
b) Águas Oleosas ou águas de bojo
c) Águas de Esgoto
d) Águas Cinza
e) Efluente Adequado para Reuso de Água
5.- Marco Normativo.
a) Anexo IVMARPOL Regras para a prevenção da poluição por águas residuais pelos navios
6.- Analise Movimentação de Efluentes Líquidos e Resíduos Gerados Pelos Navios por seu Tipo.
7.- Analise de Movimentação Media de Navios em Portos.
8.- Reutilização das Águas Cinzas.
a) Composição das águas cinza
b) Nutrientes em Águas Cinza
c) Outros Contaminantes
d) Recomendação e mudanças que deveriam serfeitas no navio e terminal portuário.
9.- Conclusões.
10.- Recomendações.
11.- Referencias Bibliográficas







1.- Sumario Executivo
O transporte marítimo movimenta mais do 80% do comercio mundial, nos últimos 50 anos há tendo um crescimento exponencial conjuntamente com os terminais portuários, neste grão crescimento não há vindo da mão com a manutenção do meio ambiente, os navios eterminai portuários geram uma quantidade significativa de resíduos, os quais se podem reaproveitar ou tratar para volver a utilizar isso nos leva a pensar em muitas soluções, cada uma para cada tipo de contaminação que existe, em este trabalho nos veremos os diferentes tipos de impactos ambientais causados pelo transporte marítimo, assim como um comparativo dos diferentes efluentes gerados e oprincipal potencial reuso de água em terminais portuários.
O único efluente com um potencial para ser tratado e reutilizado e as águas cinzas que no transcurso do trabalho comprovaremos as quantidades significativas para tratar. Reutilizar as águas cinza geradas pelos navios e uma nova forma de pensar no água, em lugar de tiver uma água residual rejeitada no oceano, sem nenhum tratamento ou umtratamento primário, o volume de águas cinza e muito significativo nos navios e multiplicando pelas quantidades de navios que amarram ao porto da a quantidade diária aproximada de águas que se pode tratar.
Para poder lograr o reaproveitamento ao 100% o primeiro que se deve fazer e mudar os regulamentos. Deve-se fazer um gerenciamento dos efluentes dos navios para evitar a contaminação, incluindo osdesperdícios sólidos, elaborando uma Guia Ambiental, para o desarrolho sustentável do sector. Entre os benefícios mais importantes da reutilização das águas cinza estão, o menor uso da água potável, maior poupança econômico. Entre as coisas negativas, e que um terminal portuário sempre para estar em competição com outros portos tem que maximizar o espaço que tem no porto, e a implementação de uma plantade tratamento se veria impossibilitada devido a o espaço já que se necessita um espaço suficiente que permita desarrolhar o processo de tratamento da água. Há que tiver em conta que as águas cinza normalmente não são mais perigosas para a saúde e meio ambiente como as águas residuais, pero si não se realiza um tratamento eficaz prévio seu descarga ou reutilização, podem causar efeitos nocivos nasaúde humana, contaminação do meio ambiente e provocar malos olores. A reutilização das águas cinza e uma parte fundamental em a solução de muitos problemas ecológicos, os benefícios da reciclagem de águas cinza incluem:
o Um menor uso significativo das águas doce potáveis.
o Menor carga de contaminantes nos mares ou rios.
o Recarga de águas subterrâneas.
Entre as recomendações aos navios eque se implemente um sistema abordo para que o tanque de retenção de águas cinca e águas residuais seja por separado. Deveria adotasse medidas mais drásticas para a contaminação de resíduos de navios, e que se obrigue a todo desfecho gerado pelo navio seja obrigatoriamente descarregado em porto. Para que as regras sejam cumpridas há que adorar uma política preventiva e agressiva, o que contamina...
tracking img