Epopeia de gilgamesh

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (774 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 14 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Resumo: A Epopeia de Gilgamesh, é um poema épico-mitológico do “rei de Uruk, (5º monarca da I dinastia pós-diluviana” (A.C. JBara et al), realizado em doze placas de argila e que planteia as grandesinterrogantes do ser humano, como são, “o significado da vida, a angústia perante a morte e a procura da imortalidade” (G.P. Caldeiro, Mitologia Suméria, 2005), é dizer, é uma procura existencial.Estas placas de argila “o qual favoreceu a sua preservação” (Oppenheim, 1964), estão escritas em escritura cuneiforme (escritura da Suméria) por volta do III milénio a. C. (2750-2600). Sendo consideradoa “obra-prima da literatura mundial” (R.S. Kluguer), sua influência nos textos bíblicos será inegável (G.A.Martínez, UCM, 2010)
Introdução
Esta epopeia “baseia-se em histórias e lendas da épocasuméria, mas foram os acádios que lhe deram a forma literária que nós conhecemos” (A.A. Tavares, UAB, 1995). O poema, e ao teor da historiografia existente, “não apresenta uma unidade argumental, mas simuma justaposição de diversos textos sumérios” (G.A. Martínez, 2010) sendo que “os primeiros fragmentos pertencem ao denominado período babilónico antigo, dinastia de Hamurabi … cópias posteriores eelaborações ulteriores foram encontradas na biblioteca de Assurbanipal”, (R.S. Kluguer, Paulus Editora), “sendo o registo mais completo, século VII a. C”. (A.A. Tavares, UAB, 1995). A Epopeia deGilgamesh, segundo todos os assiriólogos, num primeiro momento foi transmitida oralmente “como está indicado pelo seu estilo e pelas suas frequentes passagens repetitivas” (R.S. Kluguer, Paulus Editora).
OPoema de Gilgamesh
O Poema de Gilgamesh, “composto por doze cantos com cerca de 300 versos, foi traduzido a línguas como a hitita, hurrita e semítico-acadiana” (Infopedia, Porto Editora, 2003-2011),nele se contam as aventuras do “rei sumério e fundador da cidade de Uruk, Gilgamesh por volta de 2700 a.C. (Infopedia, Porto Editora, 2003-2011). As primeiras seis tablilhas descrevem ao herói na...
tracking img