O capital

Páginas: 7 (1643 palabras) Publicado: 20 de abril de 2010
O trabalho de Marx no seu livro “O Capital” procura pesquisar, entre outros temas, as relações sociais que caracterizam o trabalhador com o seu entorno. Assim, grande parte do seu trabalho procura mostrar as formas pelas quais os trabalhadores são explorados pelo modo de produção capitalista, fornecendo também, um histórico de explorações no passado. No capitalismo, esta exploração se da porque ocapitalista tem no seu poder os meios de produção. Deste modo, Marx aborda questões essenciais para sua pesquisa que baseam-se fundamentalmente na influencia do nascimento da Grande Industria na caracterização das relações sociais do trabalhador. Isto é abordado de maneira histórica, passando primeiro desde o modo de produção feudal, a produção
manufatureira, e, por ultimo, a Grande Industria.Primeiro, seguindo a estrutura de Marx, é importante esclarecer algumas questões da produção manufatureira. O processo de manufatura capitalista surge da cooperação simples na mesma maneira que o capitalismo surgiu do feudalismo. Segundo Marx e o materialismo histórico, do velho surge o novo. A mudança que houve na transição entre as duas formas do processo de trabalho foi principalmente aquantidade de empregados necessários para manter e reproduzir o processo; significa que a nova forma exige mais força de trabalho que a velha. Apos a introdução da manufatura, o processo de trabalho não muda imediatamente, os trabalhadores ainda executam seus trabalhos individualmente, mas agora sob um capitalista capaz de empregar o mesmo numero de trabalhadores com a mesma quantidade de capital.
Como passar do tempo a manufatura torna-se mais voltada à divisão do trabalho. O qual aparece em duas formas. A primeira sendo trabalhadores de diferentes artesanatos trabalhando juntos numa oficina, criando seus produtos parciais. Cada trabalhador cria um produto que vai ser montado com os outros para obter o produto final. A segunda forma é o contrario da primeira, muitos trabalhadores realizandoo mesmo trabalho, ou um trabalho muito parecido, empregados pelo mesmo capitalista na mesma oficina.
A concentração do trabalho no mesmo lugar influencia o processo de trabalho. Em vez de uma pessoa executar todas as fases na produção do produto, se começa dividir as varias tarefas, criando trabalhos mais simples. Como resultado, o processo de trabalho se desenvolve e torna-se mais produtivo, aprodutividade crescente deve-se principalmente a melhor exploração do tempo, assim enchendo “os buracos de improdutividade”, causados pela troca entre as varias fases do trabalho executado pelo mesmo trabalhador.
No modo de produção feudal o trabalhador era o dono dos meios de produção. Ele tinha seu lote onde produzia para seu alto-subsistência, mas ao mesmo tempo era obrigado a trabalhar naterra do senhor feudal. Com a introdução do capitalismo o trabalhador vai ser tirado dos meios de produção para trabalhar pelo capitalista, e jamais ter a possibilidade de trabalhar para si e ser dono do que produz.
Como já foi mencionado, no inicio do capitalismo o trabalhador vendia sua força de trabalho porque já não possuía mais o meio de produção, finalmente, com o avanço do processo namanufatura capitalista, o trabalhador não vende mais sua força de trabalho só por falta de meios de produção, mas também, por não poder funcionar fora do sistema capitalista devido a sua especialização.
No processo de manufatura capitalista, são os trabalhadores que dão a dinâmica. “O organismo coletivo que trabalha, na cooperação simples ou na manufatura, é uma forma de existência do capital. Essemecanismo coletivo de produção composto de números indivíduos, os trabalhadores parciais, pertence ao capitalista.” Nesta fase do capitalismo a mais-valia que o capitalista extrai é absoluta, o que significa que o capitalista explora os trabalhadores ao máximo, obrigando eles trabalhar mais horas por dia, fazendo com que o lucro do capitalista aumente cada vez mais.
Dentro da manufatura forma-se...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Capitales
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • Capitalismo
  • El capitalismo
  • Capitalismo
  • El capitalismo
  • Capitalismo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS