Estudiante

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 22 (5484 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Eletricazine, a página da engenharia elétrica e computação http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br

COMO UTILIZAR O EWB
Comandos básicos Simulações

O que é o EWB (Electronics Workbench)
O EWB é um simulador eletrônico, que permite construir e simular circuitos eletrônicos dentro da área analógica e digital, sendo de grande utilidade para os estudantes de eletrônica. Possui uma interface defácil acesso e compreensão, substituindo com muitas vantagens as experiências em laboratórios convencionais, uma vez que, não existe o risco de danificar equipamentos destinados aos ensaios e medidas de circuitos ou componentes. Sua vasta biblioteca permite simular experiências em condições ideais e reais, pois os valores e parâmetros podem ser modificados de acordo com as necessidades do projeto.Existem versões deste programa para operar em ambiente DOS e WINDOWS, sendo que neste curso abordaremos a versão para WINDOWS, o EWB4. Para acessá-lo basta clicar no ícone correspondente.

A UTILIZAÇÃO DO MOUSE
A figura abaixo mostra um mouse de dois botões e respectivas funções. Os botões e possuem a mesma função das teclas e do teclado do computador.

No EWB o cursor do mouse (tambémdenominado pointer) apresenta-se como uma seta inclinada à esquerda, no entanto, quando transforma-se em uma mão fechada com o dedo indicador apontando para cima, indica que algum componente, instrumento de medida, etc. pode ser arrastado (drag) para dentro da área de trabalho
1

Eletricazine, a página da engenharia elétrica e computação http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br

ou ainda, indicaque componentes ou instrumentos de medida podem ser arrastados ou movimentados dentro da própria área de trabalho. A figura a seguir apresenta o aspecto da interface para a execução de qualquer tipo de projeto e respectiva simulação.

Quando um dos ícones da barra de seleção de componentes é ativada, através do mouse, na janela ao lado da área de trabalho aparecerão os componentes referentes aesse ícone.

BARRA PARA SELEÇÃO DE COMPONENTES
Na figura mostrada anteriormente, está ativo o ícone que mostra a figura de um resistor (em cor diferente), cujos componentes pertencentes a este grupo aparecem na janela ao lado da área de trabalho. Quando não for possível visualizar simultaneamente todos os componentes pertencentes a um determinado grupo, isto será possível com o auxílio da barrade rolamento (scroll up-down). Vejamos a seguir o grupo de componentes relacionados com cada ícone da barra de seleção de componentes.

1 - Custom (macros) 2 - Passive (componentes passivos) 3 - Active (componentes ativos) 4 - FET (transistor de efeito de campo) 5 - Control (controles) 6 - Hybrid (dispositivos híbridos)

7 - Indic (indicadores) 8 - Gates (portas digitais) 9 - Comb’l (lógicacombinacional) 10 - Seq’l (lógica seqüencial) 11 - IC (circuitos integrados)

2

Eletricazine, a página da engenharia elétrica e computação http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br

3

Eletricazine, a página da engenharia elétrica e computação http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br

Desta forma, à medida que forem ativados os ícones existentes na barra de seleção de componentes, oscomponentes a este grupo aparecerão na janela ao lado da área de trabalho, estando portanto, disponíveis para utilização imediata.

MENU DE COMANDOS
A figura abaixo mostra o menu de comandos, que pode ser acionado além do mouse, com o teclado do computador.

Para acionar um menu qualquer através do teclado do computador, basta teclar ALT mais a primeira letra grifada. Na figura abaixo é mostrado umexemplo onde foi teclado ALT+W, abrindo então um menu com vários comandos.

Com as teclas que representam as setas para cima e para baixo do teclado do computador, é possível selecionar qualquer comando dentro de um menu (neste caso uma faixa se deslocará para cima ou para baixo passando pelos comandos). Quando for selecionado o comando desejado, basta teclar enter. No exemplo mostrado na figura...
tracking img